Budokanaço! Competindo em casa, no famoso Nippon Budokan, o Japão perdeu para a França na primeira final olímpica por equipes do judô. Os europeus venceram o duelo final por 4 a 1 e ficaram com a medalha de bronze. Israel e Alemanha ficaram com as medalhas de bronze.
A final já era esperada. O Japão é o pais que inventou o judô e ganhou nove medalhas de ouro nas categorias individuais. Já a França, cresce a cada vez mais na modalidade e conta com grandes atletas como Teddy Rinner, bicampeão olímpico do peso pesado e Clarisse Agbegnenou, campeã olímpica e tetracampeã mundial na categoria até 63kg.
Na final, a França saiu na frente com a luta feminina do peso médio. Clarisse Agbegnenou venceu Arai Chizuru com dois waza-aris. O confronto do peso médio masculino entre Mukai Shoichiro e Axel Clerget foi travado, com a luta indo para o golden score. O japonês foi tentar uma técnica de sacrifício, mas Clerget conseguiu contra-atacar e conseguir um ippon.
Na sequência competiram os pesados. No feminino, Romane Dicko começou melhor o confronto contra Sone Akira. Mas depois de receber um shido por falta de combatividade, Sone partiu para cima e conseguiu um waza-ari. Pouco tempo depois, a japonesa conseguiu imobilizar a adversária para vencer o confronto.
A lenda Teddy Rinner subiu no dojo na luta seguinte pela França, enquanto o Japão escalou Wolf Aaron que compete na categoria de peso abaixo do francês. Mesmo assim, Wolf conseguiu complicar o duelo levando para o golden score, onde Rinner venceu por waza-ari.
![]() |
Teddy Rinner na final por equipes do judô - Foto: Annegret Hilse/Reuters |
Na primeira disputa pela medalha de bronze, a Alemanha venceu os Países Baixos por 4 a 2. A luta decisiva foi a do peso leve masculino, com vitória de Sebastian Seidl contra Tornike Tsjakadoea com um ippon no golden score.
![]() |
Seidl após conquistar o bronze para a Alemanha - Foto: Annegret Hilse/Reuters |
Foto de capa: Sergio Perez/Reuters
0 Comentários