Últimas Notícias

Flora Duffy vence no triatlo e conquista primeiro ouro de Bermudas; brasileiras terminam em 28º e 32º


Em meio a um tempo ruim, com chuva e vento, a bicampeã mundial Flora Duffy, de Bermuda, venceu o triatlo feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio e fez história para sua nação: conquistou a primeira medalha de ouro da história do país e apenas a segunda no total - a primeira veio com o boxeador Clarence Hill, bronze em 1976.

Completaram o pódio a britânica Georgia Taylor-Brown, com a prata, e a americana Katie Zaferes, com o bronze. A brasileira Vittoria Lopes chegou a se manter entre as líderes até metade da prova, mas sentiu o ritmo no ciclismo e perdeu posições, terminando em 28º. Outra brasileira no evento, Luisa Baptista foi a 32ª.

A chuva na Baía de Odaiba se tornou uma dificuldade extra para as atletas (Foto: Reuters/ Hannah Mckay)

A forte chuva que atingiu a Baía de Odaiba no início da manhã adiou o início da prova em 15 minutos. Com o vento e o frio, as atletas se mantiveram com os casacos até poucos segundos antes da largada, que foi dada às 06h45 no horário local.

Na primeira volta da natação, de 950 metros, a britânica Jessica Learmonth assumiu a dianteira e puxou um forte ritmo, seguida de perto pela brasileira Vittoria Lopes, que terminou a primeira perna em segundo lugar, e pela estadunidense Katie Zaferes. Já Luisa Baptista passou em 35º, 1 minutos atrás da líder. O trio desgarrou e se manteve à frente na segunda volta, que é mais curta: 550 metros.

Vittoria terminou a etapa da natação na 2ª posição (Foto: Reuters/Hannah McKay)

Na saída do ciclismo, Vittoria se manteve próxima do topo. Enquanto isso, Luísa Baptista passou para a segunda etapa na 43ª posição. A prova seguiu com a formação de um pelotão de frente com sete atletas, incluindo Vittoria Lopes, as britânicas Learmonth e Taylor-Brown, as norte-americanas Rappaport e Zaferes, a alemã Lindemann e a bermudense Flora Duffy.

Molhada e escorregadia, a pista se tornou um risco para as atletas: a russa Anastasia Gorbunova sofreu uma queda na primeira volta do ciclismo. Logo depois, a neozelandesa Ainsley Thorpe passou pelo mesmo problema. Ao término da terceira volta, a americana Rappaport foi a primeira competidora a ficar para trás no pelotão de frente.

Pelotão de frente durante a prova de ciclismo (Foto: Reuters/Hannah Mckay)

O ritmo seguiu forte entre as líderes. Com dificuldades de manter o ritmo, Vittoria Lopes foi a próxima a ficar para trás. Ela concluiu o ciclismo já na 17ª colocação. Nesse momento, Flora Duffy já havia disparado na corrida, abrindo 47 segundos ao término dos primeiros 5km. A partir daí, foi só administrar e fazer história por Bermuda. A britânica Taylor-Brown e a americana Zaferes brigaram pela prata até o fim, mas Brown levou a melhor na reta final.

O triatlo volta a ser disputado no próximo sábado (31), com a estreia do revezamento misto no programa olímpico. O Brasil não terá representantes na prova.

Foto: Reuters/Hannah Mckay

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar