Últimas Notícias

Fernando Reis, do levantamento de peso, é flagrado no doping e não embarca para o Japão


Estrela do levantamento de peso, Fernando Reis foi pego no exame antidoping e não embarcou para Tóquio. A informação foi divulgada inicialmente nesta sexta-feira (16) pelo globoesporte.com e confirmada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP). O resultado saiu nesta semana e põe em cheque a possibilidade de uma medalha inédita do Brasil na modalidade. 


Fernando foi suspenso preventivamente em razão de resultado analítico adverso em testagem realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do período de competições, segundo informou a CBLP. Um comunicado oficial diz que foi encontrada uma substância de hormônio do crescimento, enquadrada no grupo S2, nas amostras coletadas.


Apesar da punição temporária, o halterofilista não disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele embarcaria para o Japão neste final de semana, mas já foi cortado da delegação brasileira. Não haverá tempo hábil para que possa ser julgado, já que o megaevento começa em seis dias. Fernando competiria em 04 de agosto e tinha grandes chances de medalha na categoria acima de 109kg.


Neste ciclo, Fernando foi bronze no Mundial em 2018 - herdou a medalha após caso de doping de um rival - e ouro em Lima-2019, sagrando-se tricampeão pan-americano. Na Rio-2016, o brasileiro foi o quinto colocado. Ele também participou de Londres-2012 e iria para sua terceira participação olímpica na carreira.


O doping é um dos maiores problemas do levantamento de peso na atualidade. A medalha de bronze no Mundial, por exemplo, veio somente este ano, dois anos depois da competição, após o uzbeque Rustam Djangabaev ser desclassificado por testar positivo no exame e acabar suspenso. A modalidade corre, inclusive, o risco de deixar o programa olímpico para as próximas edições.


Surte+: Romênia é suspensa do levantamento de pesos e está fora da modalidade em Tóquio 2020


O próprio Fernando já foi suspenso pelo mesmo motivo na carreira. No ano de 2011, Reis foi suspenso após ser detectada a substância metilhexanamina em seu corpo durante o Campeonato Nacional Universitário, nos Estados Unidos. Ele voltou a competir no mesmo ano, conquistando o título pan-americano em Guadalajara-2011.


Sem Fernando, o Brasil ainda terá duas representantes no levantamento de peso em Tóquio-2020: Nathasha Rosa, que compete na categoria até 49kg, e Jaqueline Ferreira, da categoria até 87kg.


Foto em destaque: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar