![]() |
Matt Slocum/AP |
Os Estados Unidos levará para Tóquio a maior delegação dos Jogos Olímpicos. A grande potência esportiva do planeta terá ao todo 613 atletas, 10% a mais que na Rio 2016, quando 558 norte-americanos representaram o país. Logo depois vem o país-sede, o Japão, com 591 competidores. Completando o pódio, a Austrália enviará 471 candidatos às medalhas. O Brasil aparece como 12ª maior.
De acordo com a organização das Olimpíadas, os números de atletas das 206 delegações estão fechados. No entanto, é possível que alterações ainda ocorram por conta da Covid-19 ou problemas relacionados à preparação.
A Coreia do Norte foi a única nação que decidiu não participar dos Jogos Olímpicos. Segundo a versão oficial, o país preferiu não competir por conta da pandemia. No entanto, alguns analistas internacionais apontam problemas diplomáticos com o Japão, rival histórico dos norte-coreanos, como um dos entraves.
Entre as dez maiores delegações, cinco são da Europa. As demais são: duas da América do Norte, duas da Ásia e uma da Oceania. O Brasil será a maior entre os representantes da América Latina.
Principal candidato a liderar o quadro de medalhas, o Estados Unidos terá 193 atletas que retornam aos Jogos. Destes, 130 pela segunda vez, 39 pela terceira vez, 15 pela quarta vez e oito pela quinta vez. Destaque para o cavaleiro Phillip Dutton, que disputa sua oitava Olimpíada. Além disso, serão 104 medalhistas e 56 campeões na delegação.
Rival direta na disputa, a China enviará 405 competidores. São 19 campeões olímpicos entre eles. A expectativa é de que o time chinês alcance a vice-liderança no quadro de medalhas. Esta é a maior quantidade de atletas e modalidades que o país já se classificou em Olimpíadas fora do território. Ao todo serão 225 eventos em 30 esportes diferentes.
Outro país que também desembarca no Japão com maior delegação em uma edição de Jogos Olímpicos realizados no exterior é o Brasil. Serão 302 atletas, superando os 277 de Pequim 2008, com representantes em 35 modalidades. Você pode conferir a lista completa dos atletas brasileiros classificados clicando aqui.
Todas as delegações estarão presentes na Cerimônia de Abertura na próxima sexta-feira (23). O evento está marcado para ter início às 8h e o Surto Olímpico acompanha todos os detalhes.
CONFIRA AS 10 MAIORES DELEGAÇÕES EM TÓQUIO
2ª - Japão - 591
3ª - Austrália - 471
4ª - China - 405
5ª - Alemanha - 401
6ª - França - 379
7ª - Itália - 372
8ª - Grã Bretanha - 376
9ª - Canadá - 370
10ª - Rússia (Comitê Olímpico da Rússia) - 330
12ª - Brasil - 302
0 Comentários