Núbia Soares consegue índice olímpico no salto triplo no último dia de qualificação para Tóquio - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Pesquisar:

Últimas Notícias

Núbia Soares consegue índice olímpico no salto triplo no último dia de qualificação para Tóquio

Compartilhe

Foi aos 45 minutos do segundo tempo, mas a saltadora Núbia Soares conseguiu classificação nesta terça-feira (29) para os Jogos Olímpicos de Tóquio, ao alcançar o índice olímpico no salto triplo em um meeting na Espanha. A brasileira saltou para 14,68m e ficou com o segundo lugar no Troféu Diputacion de Castellon, justamente no último dia do prazo para obtenção de índices do atletismo.

Com um vento válido de +0.5, Núbia superou o índice em 36cm (14,32m) e ficou a apenas um centímetro do recorde brasileiro, que é dela mesma, de 2018. Ela já havia ficado no "quase" na busca pela vaga olímpica no final de semana, ao ter saltado 16,26m no Campeonato Espanhol de Atletismo, mas desta vez esteve nos conformes para carimbar o passaporte.

A triplista conseguiu o índice na primeira tentativa no meeting desta terça. Depois, queimou as duas seguintes e não realizou seus últimos três saltos. Ainda assim, ela ficou na segunda colocação, atrás da cubana Liadagmis Povea, que saltou para 14,70m (+1.7m/s). A terceira colocada foi a também cubana Leyaniz Perez, com 14,53m. A dominicana Ana Tima saltou para 14,49m.

Os 16,68m obtidos na Espanha também deixaram Núbia com a sexta colocação no ranking do ano, colocando-a no bolo por uma possível medalha olímpica em Tóquio. A melhor marca da temporada é da venezuelana Yulimar Rojas, bicampeã mundial, que saltou para 15,43m no mês passado. 

Caso a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirme a sua vaga, esta será a segunda vez que Núbia Soares, de 24 anos, disputará os Jogos Olímpicos. A primeira foi no Rio 2016, quando não conseguiu classificação para a final. 

Agora, o Brasil já tem 279 atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio. A expectativa é que esse número supere a casa dos 300 com o fechamento dos rankings de atletismo e realocações no levantamento de pesos. Você pode conferir a lista com todos os classificados clicando aqui.

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Nenhum comentário:

Postar um comentário