Últimas Notícias

Mesa-tenistas brasileiros participam de Seletiva para os Jogos Paralímpicos de Tóquio na Eslovênia



A Seletiva Paralímpica de tênis de mesa para os Jogos de Tóquio começa nesta quinta-feira, 3, e segue até este sábado, 5, na Eslovênia. Quatro atletas brasileiros disputam uma vaga em suas classes, com uma grande missão: são mais de 200 inscritos na competição, que vai envolver não só capacidade técnica, mas também foco e preparo mental, e apenas o vencedor de cada classe conquistará o objetivo. 

Jennyfer Parinos (classe 9), Ecildo de Oliveira (classe 4), Paulo Henrique Fonseca (classe 7) e Claudio Massad (classe 10) são os atletas que disputam vaga para os Jogos Paralímpicos em agosto. Apesar das diferentes histórias, um aspecto será comum no caminho dos quatro: as disputas serão muito acirradas. O técnico Paulo Molitor, que têm monitorado os mesa-tenistas, revelou como estão os ajustes finais para a disputa na cidade eslovena de Lasko.

“Vai ser um torneio altamente difícil para nossos quatro atletas, que estão sonhando e buscando a vaga, a última chance de classificação nas mesas para Tóquio. Principalmente quando a gente pega a listagem geral do torneio. São mais de 200 atletas inscritos em todas as categorias, em torno de 60 ou 70% dos atletas que frequentam o ranking mundial paralímpico”, destacou Molitor.

Para superar essa barreira, Jennyfer chegou quatro dias antes à Eslovênia. Durante a reta final, o diálogo com a comissão técnica tem sido frequente e a ideia é deixá-la o mais confortável e o menos ansiosa possível. “Ela está preparada tecnicamente e fisicamente. Estamos conversando diariamente para entender como está a parte mental, se ela já fez o reconhecimento da mesa, se já foi ao local de treinamento”, contou o técnico da Seleção paralímpica.

A atleta participou de um período intensivo de treinamentos na última semana, no CT Paralímpico, em São Paulo. Como ela pertence ao grupo permanente da Seleção, seu jogo já está alinhado. “Mesmo ela já conhecendo o espaço, estamos em contato direto. São dois jogos pontuais que vão definir sua ida para Tóquio”, completou Molitor.

Com Massad, o acompanhamento é parecido. Enquanto o atleta busca a comissão técnica para saber mais sobre possíveis confrontos, recebe orientações sobre como deve ser sua estratégia de jogo.

“Estou sempre conversando com ele, mesmo não tendo o contato do treinamento diário. Ele sempre me pede informações dos jogadores. O que a gente passa para ele é que seria importante surpreender os adversários com seu jogo, eles não vão estar preparados para este tipo de situação. Seria o ponto crucial”, disse o treinador.

Já para Ecildo Lopes, o desafio será ainda maior. “A classe 4 é uma das mais fortes entre os cadeirantes, com mais jogadores de nível técnico alto”, contou Molitor. Preparado tecnicamente, o atleta de 57 anos quer fazer valer sua experiência e chegar ao auge de sua carreira com a vaga paralímpica.

A situação de Paulo Henrique Fonseca também é vista com muito carinho pela comissão técnica. Integrante do projeto Diamantes do Futuro, ele quer chegar a sua primeira Paralimpíada e também terá que controlar a ansiedade. Para isso, conta com apoio constante de Molitor.

“É a primeira competição dele neste nível de importância, já valendo a vaga para Tóquio”, ressaltou o técnico Paulo Molitor.

Dez mesa-tenistas brasileiros já estão classificados nominalmente para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, são eles: Bruna Alexandre (classe 10), Cátia Oliveira (2), Lethícia Lacerda (8), Israel Stroh (7), Welder Knaf (3) Joyce Oliveira (4), Danielle Rauen (9), Paulo Salmin (7), Luiz Manara (8) e Carlos Carbinatti (10).

Foto: Alê Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar