Últimas Notícias

Luísa Borges e Laura Micucci disputam pré-olímpico de nado artístico neste fim de semana

O Pré-Olímpico Mundial do nado artístico começa nesta quinta-feira (10) em Barcelona, na Espanha. Atletas de 27 países participam da competição que distribui as últimas vagas para a modalidade em Tóquio 2020. O Brasil será representado por Luísa Borges e Laura Micucci na disputa dos duetos. Maria Bruno é a reserva da equipe.

Estão em jogo três vagas para a competição por equipes (os países também garantem vaga no dueto) e oito para os duetos. O Brasil não está entre os principais favoritos, mas tem chances de brigar com algumas das duplas europeias para conquistar a classificação para os Jogos Olímpicos.
Na prova por equipes, já se classificaram: Japão, Comitê Olímpico Russo, Canadá, Egito, Austrália, China e Ucrânia. Participam do Pré-Olímpico as equipes de Espanha, Itália, França, Hungria, Grécia, Estados Unidos e Coreia do Sul. 

As donas da casa, lideradas pela veterana Ona Carbonell, dona de duas medalhas olímpicas, são as favoritas para uma das vagas. As italianas devem ser as principais adversárias da Espanha. As duas equipes ficaram separadas por menos de um ponto no último Mundial, em 2019. A disputa pela última vaga deve ficar entre Grécia, França e Estados Unidos

Equipe da Espanha no Europeu de 2021 - Foto: Divulgação/LEN
Todos os países que se classificarem para a prova por equipes em Tóquio 2020, também garantem vaga automática nos duetos. Caso Espanha e Itália fiquem no pódio no pré-olímpico, a vaga continental da Europa nos duetos seria repassada para Grã-Bretanha, o que pode ajudar o Brasil, já que as britânicas são concorrentes diretas das brasileiras na classificação olímpica.

Quem não conseguir se classificar por equipes entre Estados Unidos, França e Grécia deve conseguir uma vaga nos duetos. Além desse trio, largam na frente alguns países europeus de menor expressão na modalidade e que tem crescido ao focar apenas no dueto. Um desses países é a Áustria que tem tido ótimos desempenhos com as irmãs gêmeas Anna Maria e Eirini Alexandri. As austríacas conquistaram a medalha de bronze no Campeonato Europeu no último mês, ficando atrás apenas das duplas da Rússia e da Ucrânia. Belarus, Países Baixos e Israel também são favoritas para conseguir uma vaga em Tóquio 2020. 

As irmãs Alexandri na Rio 2016 - Foto: Martin Bureau/AFP
A disputa pelas últimas duas vagas deve ficar entre algumas duplas europeias de Alemanha, Liechtenstein e Suíça, além de Colômbia e Brasil. Brasileiras e colombianas se enfrentaram recentemente no campeonato sul-americano, em março. Luísa Borges e Laura Micucci terminaram na frente na rotina técnica, mas Estefania Alvarez e Monica Arango tiraram a diferença na rotina livre para levarem o ouro.

A disputa por equipe será na quinta (10) e na sexta (11). Já a competição nos duetos será realizada no sábado (12) e no domingo (13). No Brasil, será possível assistir o Pré-Olímpico no canal da Federação Internacional de Natação (FINA) no Youtube.

Foto de capa: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar