Últimas Notícias

Lituânia e Polônia vencem com tranquilidade na abertura do Pré-Olímpico de Kaunas

Jonas Valanciunas é o principal destaque da seleção lituana de basquete masculino

Confirmando o favoritismo, Polônia e Lituânia estrearam com vitórias tranquilas no Pré-Olímpico de basquete masculino de Kaunas (LTU), iniciado nesta terça-feira (29). A Lituânia, dona da casa, contou com um duplo-duplo de Jonas Valanciunas para bater a Venezuela por 76 a 65, válido pelo grupo A. Já a Polônia derrotou a Angola por 83 a 64 e saiu em vantagem no grupo B.


Valanciunas foi o principal nome do primeiro jogo, com 20 pontos e 11 rebotes anotados. Com 21 minutos em quadra, o jogador do Memphis Grizzlies, da NBA, teve um aproveitamento de 89% nos arremessos de quadra (8/9), finalizando a partida com eficiência de +30. Domantas Sabonis, do Indiana Pacers, também teve uma boa atuação e anotou 16 pontos e oito rebotes. 


Pelo lado venezuelano, o destaque foi David Cubillan, que saiu do banco de reservas e anotou 11 pontos nos quase 18 minutos em que jogou, com 67% de aproveitamento no garrafão. Apesar disso, sua equipe ficou atrás durante todo o tempo. A Lituânia venceu os três primeiros períodos (11 a 10, 25 a 18 e 19 a 16) e empatou no último (21 a 21).


Do outro lado da chave, a Polônia teve vida ainda mais fácil diante da Angola, vencendo todos os quartos com vantagem confortável. Os maiores nomes da equipe europeia foram Mateusz Ponitka e A.J. Slaughter, com 22 e 16 pontos, respectivamente. O principal nome do duelo, no entanto, veio do lado africano: Yanick Moreira fez 27 pontos, com 68,8% nos chutes de quadra, e pegou sete rebotes.

Jogadores da seleção polonesa de basquete masculino agradecem à torcida após vitória no Pré-Olímpico
Jogadores da seleção polonesa de basquete masculino agradecem à torcida após vitória

Encerrada a primeira rodada, Lituânia e Polônia já têm vaga encaminhada para o mata-mata, com as lideranças dos grupos A e B, respectivamente. Cada chave é composta por apenas três equipes, em que as duas melhores de cada avançam às semifinais. Apenas o país campeão se classifica para os Jogos Olímpicos de Tóquio. 


Tanto Polônia quanto Lituânia terão um dia de descanso e só voltarão a jogar na quinta. Já as equipes que estrearam com derrota jogarão nesta quarta. A Angola enfrentará a pedreira Eslovênia, de Luka Doncic, às 10h30 (horário de Brasília), enquanto a Venezuela terá a Coreia do Sul pela frente, às 13h30 (horário de Brasília). 


Vale destacar que este é apenas um dos quatro Pré-Olímpicos de basquete masculino que estão sendo disputados esta semana. Todos darão uma vaga a Tóquio-2020. O Brasil está participando do torneio em Split, na Croácia, e estreou com vitória tranquila diante da Tunísia nesta terça. Belgrado (SRB) e Victoria (CAN) sediam as outras competições.


Fotos: Divulgação/FIBA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar