Últimas Notícias

Laurel Hubbard é confirmada no Levantamento de pesos em Tóquio e será a primeira atleta transgênero a competir em uma olimpíada


Os jogos olímpicos terão pela primeira vez na história uma atleta transgênero competindo. Laurel Hubbard (NZL) do levantamento de pesos
, teve sua vaga confirmada na categoria +87kg pela IWF (Federação Internacional de Levantamento de pesos em português) , como sétima melhor do ranking.


Hubbard, de 43 anos, nunca competiu no levantamento de pesos masculino e iniciou sua transição de gênero em 2013, ficando elegível para disputar uma olimpíada em 2015 - Atletas transgêneros do masculino para o feminino, precisam fazer a definição do gênero no mínimo quatro anos antes da competição e manter o nível de testosterona por 12 meses  antes dos Jogos em nível abaixo de 10 nanomoles por litro, parâmetro também usado pela IWF


A atleta começou a ter destaque internacional  a partir de 2017 quando foi  vice-campeã mundial e causou bastante controvérsia na modalidade, assim como qualquer participação de alguma atleta transgênero no esporte nos últimos anos.

 

Em 2018, ela sofreu uma grave lesão no cotovelo durante a disputa dos jogos da Commonwealth em Gold Coast (AUS), o que a fez cair bastante no ranking, tanto que ela não estaria em Tóquio se os jogos se não tivesse sido adiados por conta da pandemia de covid-19, que também cancelou dezenas de competições da modalidade e obrigou a IWF fazer alterações na corrida olímpica, o que colocou Laurel de volta na briga pela vaga olímpica. 


Com 285kg como melhor marca total (soma do arranco com o arremesso, as duas provas do levantamento de peso) na carreira, a neozelandesa tem marca para brigar por medalha em Tóquio e continuar a fazer história, podendo se tornar a primeira atleta transgênero a conseguir uma medalha olímpica.  


foto: AFP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar