Japão planeja encerrar estado de emergência em Tóquio ainda em junho, diz jornal - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Japão planeja encerrar estado de emergência em Tóquio ainda em junho, diz jornal

Compartilhe

 


Segundo informações divulgadas nesta sexta (11) pelo jornal japonês Maincini, o governo do Japão pretende encerrar o estado de emergência em Tóquio e em outras regiões no dia 20 de junho, porém até o início dos Jogos, seria mantido um regime de "quase emergência". Neste sistema, algumas regras continuariam em vigor, como a proibição dos restaurantes e bares de continuarem abertos após as 20 horas.


O Japão tem registrado números cada vez menores de novos infectados, com queda de 50% entre a média móvel de 25 de maio e a de 9 de junho. A decisão final ocorre na semana que vem e vai levar em conta a situação da ilha de Hokkaido, onde fica Sapporo, cidade da maratona e da marcha atlética. Nesta semana já foram anunciadas mais algumas medidas contra o Covid-19, como o rastreamento de jornalistas e a aceleração na vacinação, contemplando agora os maiores de 65 anos e a imprensa local.


Especialistas do país afirmam que o governo pode ter que decretar mais um estado de emergência em agosto, já que as férias de verão e as Olimpíadas podem levar a um aumento no número de casos e propagação de novas variantes. 


O Japão registrou, segundo informações do Our World In Data, 768 mil casos e 13.801 mortes desde o início da pandemia. Foram vacinados 12% da população com a primeira dose e 4% com as duas doses. O governo já afirmou que toda a população adulta só deve estar inteiramente vacinada em novembro.


Foto em destaque: Kato Issei/ Reuters 

Nenhum comentário:

Postar um comentário