Últimas Notícias

Campeã mundial Rayane Soares corre prova extra para incentivar melhor amiga na seletiva de atletismo paralímpico



A campeã mundial Rayane Soares (classe T13, para atletas com baixa visão) correu na manhã desta quinta-feir (10), os 400m na Fase de Treinamento Seletiva de atletismo com um único objetivo: incentivar a sua amiga e parceira de apartamento, Fernanda Yara da Silva (T47).

A seletiva acontece nesta semana no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e conta com 63 atletas inscritos. Todos os participantes da Fase de Treinamento Seletiva têm obedecido rigorosos protocolos sanitários implementados pelo CPB desde sua reabertura em julho de 2020.

Rayane já está classificada para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, de acordo com os critérios do CPB referente aos campeões mundiais de Dubai 2019. Nesta seletiva, ela correu os 100m e os 400m. Para esta prova, não estava prevista sua participação na maior distância, mas a amizade acabou sendo o principal motivo que a fez correr.

“Meu técnico me tirou da prova, mas pedi para voltar e poder puxar a Fernanda e, assim, ela tentar fazer o índice. Disse para o meu técnico que queria correr com ela, para ela não ficar nervosa”, contou Rayane, que tem baixa visão devido à microftalmia bilateral congênita, uma má-formação nos globos oculares.

As provas nesta seletiva são multiclasse, ou seja, atletas de classes diferentes correm junto e apenas o cronômetro é o grande rival dos velocistas. Por este motivo, as amigas, apesar da diferença de classes, puderam correr lado a lado.

A paraense Fernanda tem má-formação congênita no braço esquerdo, abaixo do cotovelo. Ela competia no atletismo convencional e migrou para o paradesporto em 2008.

“Nos conhecemos em 2019, durante uma fase de treinamento prolongado. Eu guiava a Rayane pelo CT, já que ela é baixa visão, e foi assim que nasceu nossa amizade. Nas fases de treinamento seguintes, a gente começou a dividir quarto. Em janeiro deste ano, nós alugamos um apartamento juntas aqui em São Paulo”, explicou Fernanda, que terminou os 400m em 59s59 nesta quinta. O índice para sua classe, T47, é de 57s29.

A maranhense Rayane, de 24 anos, finalizou a prova em 57s89. “Eu falei para Fernanda que se o índice não viesse hoje eu correria de novo os 400m com ela no sábado”.

"A Rayane é muito leal, essa é a maior qualidade dela para mim. A gente é bem diferente, praticamente o oposto, e é muito curioso como isso acabou trazendo um equilíbrio para nossa amizade. Em casa, nós dividimos as tarefas, uma cuida da outra quando adoece, por exemplo. Às vezes, ela me chama até de mãe", revelou Fernanda, que é 10 anos mais velha do que a companheira de prova.

Ainda nesta quinta, Jéssica Giacomelli estabeleceu novo recorde brasileiro nos 400m T54 com o tempo de 58s01. A antiga marca, 58s70, era da própria atleta, feita em 2019.

Jardênia Barbosa (da classe T20, para atletas com deficiência intelectual) também quebrou o recorde brasileiro nos 400m com o tempo de 58s19. O recorde anterior era da atleta Adriana Jussara, de 2011, de 01min02s44.

Foto: Alê Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar