Últimas Notícias

IWF anuncia revisão do sistema de classificação olímpica do levantamento de pesos a 26 dias de seu fechamento


A Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) anunciou na última quarta-feira (5), a revisão do sistema de qualificação olímpica da modalidade, 26 dias antes de seu fechamento. Por conta da pandemia de coronavírus, a entidade decidiu reduzir o número de períodos de classificação obrigatórios, que caiu de três para dois. 

Antes os pesistas precisavam pontuar entre os períodos de 1º de novembro a 30 de abril de 2018 a 30 de abril de 2019 (período 1), de 1º de maio de 2019 até 31 de outubro de 2019 (período 2) e entre 1º de outubro e 31 de maio (período 3). 

Mas agora a IWF tirou a exigência de participar do período 3 e ainda reduziu o número de eventos elegíveis de seis para quatro torneios, refletindo o número de oportunidades limitadas de competir. 

A mudança pode até mesmo beneficiar indiretamente o Brasil, que deve ter sua delegação impedida de entrar na Colômbia, onde ocorrerá o Sul-americano/Íbero-americano Open Pré Olímpico. O país fechou suas fronteiras para a entrada de resistentes do Brasil por conta da crise sanitária causada pela pandemia. 

Presidente interino da IWF, Michael Irani comentou a mudança no processo qualificatório. “Com a aproximação de Tóquio 2020, os atletas merecem o máximo de certeza que podemos oferecer a eles. A IWF gostaria de agradecer ao COI por aprovar uma revisão do Sistema de Qualificação Olímpica para levantamento de peso que contribuirá para esse tipo de certeza”. 

“O Sistema de Qualificação Olímpica revisado também se mantém fiel aos princípios que trouxeram elogios generalizados: nações limpas de doping ainda serão recompensadas com as maiores oportunidades possíveis para qualificar atletas. Os levantadores qualificados também devem ter competido regularmente por um período significativo de tempo, garantindo que estejam sujeitos a controles de doping adequados dentro e fora da competição”, concluiu o mandatário. 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar