Últimas Notícias

Indonésio bate recorde mundial na escalada de velocidade em sua estreia no Circuito Mundial em Salt Lake City

 


O indonésio Kiromal Katibin bateu nesta sexta (28) o recorde mundial da escalada de velocidade, escalando a parede em 5.258 segundos. A marca foi quebrada nos Estados Unidos, durante a etapa de Salt Lake City do Circuito Mundial de escalada esportiva, baixando a marca de 5.48 marcada em 2017 pelo iraniano Reza Alipourshenazandifar.



O feito ocorreu durante as eliminatórias da modalidade speed. A final ocorrerá ainda nesta sexta, às 23h no horário de Brasília. O atleta bateu o recorde em sua estreia no Circuito Mundial, sendo que anteriormente já havia sido campeão asiático júnior em 2018. Essa foi a primeira competição internacional da categoria velocidade após o cancelamento do circuito em 2020, em razão da pandemia de Covid-19.


Katibin se classificou em primeiro, seguido do compatriota Leonardo Veddriq, que escalou a parede em 5.37s. Completaram o top 5 o norte-americano John Brosler com 5.60, Marcin Dzienski (POL), em 5.90, e Kostiantyn Pavlenko (UKR), que completou a prova em 6.02 segundos. 


O evento não tem transmissão para o Brasil. A escalada esportiva estreia no programa olímpico em Tóquio, assim como o skate e o surfe. A modalidade será disputada no Aomi Urban Sports Park e  começa no dia 2 de agosto com as eliminatórias masculinas. 


A disputa será combinada, ou seja, juntará as disciplinas speed, bouldering e lead (dificuldade) e o campeão olímpico será aquele que tiver a maior média somando as três provas. Assim como Katibin, o Brasil não estará na disputa, já que não conseguiu se classificar nem pelo Mundial nem pelo Pan-Americano da modalidade.


Foto em destaque: Reprodução/Twitter




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar