Indonésio bate recorde mundial na escalada de velocidade em sua estreia no Circuito Mundial em Salt Lake City - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Pesquisar:

Últimas Notícias

Indonésio bate recorde mundial na escalada de velocidade em sua estreia no Circuito Mundial em Salt Lake City

Compartilhe

 


O indonésio Kiromal Katibin bateu nesta sexta (28) o recorde mundial da escalada de velocidade, escalando a parede em 5.258 segundos. A marca foi quebrada nos Estados Unidos, durante a etapa de Salt Lake City do Circuito Mundial de escalada esportiva, baixando a marca de 5.48 marcada em 2017 pelo iraniano Reza Alipourshenazandifar.



O feito ocorreu durante as eliminatórias da modalidade speed. A final ocorrerá ainda nesta sexta, às 23h no horário de Brasília. O atleta bateu o recorde em sua estreia no Circuito Mundial, sendo que anteriormente já havia sido campeão asiático júnior em 2018. Essa foi a primeira competição internacional da categoria velocidade após o cancelamento do circuito em 2020, em razão da pandemia de Covid-19.


Katibin se classificou em primeiro, seguido do compatriota Leonardo Veddriq, que escalou a parede em 5.37s. Completaram o top 5 o norte-americano John Brosler com 5.60, Marcin Dzienski (POL), em 5.90, e Kostiantyn Pavlenko (UKR), que completou a prova em 6.02 segundos. 


O evento não tem transmissão para o Brasil. A escalada esportiva estreia no programa olímpico em Tóquio, assim como o skate e o surfe. A modalidade será disputada no Aomi Urban Sports Park e  começa no dia 2 de agosto com as eliminatórias masculinas. 


A disputa será combinada, ou seja, juntará as disciplinas speed, bouldering e lead (dificuldade) e o campeão olímpico será aquele que tiver a maior média somando as três provas. Assim como Katibin, o Brasil não estará na disputa, já que não conseguiu se classificar nem pelo Mundial nem pelo Pan-Americano da modalidade.


Foto em destaque: Reprodução/Twitter




Nenhum comentário:

Postar um comentário