Foi iniciada nesta quinta-feira (06) a preparação da seleção brasileira masculina de tênis de mesa para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A cidade de Ochsenhausen, na Alemanha, foi escolhida como o local de treinamentos da equipe, que deverá estar totalmente reunida até junho. Cidade essa, que o atleta Hugo Calderano jogou por anos.
Nesta fase inicial de preparação, somente dois atletas irão participar: Hugo Calderano e Vitor Ishiy, devido à reta final das ligas europeias. Ainda este mês, mais um atleta se juntará a eles, Eric Jouti, que foi convocado para ficar com a reserva. Gustavo Tsuboi segue para a Europa posteriormente.
Surte + :
Conheça Eric Jouti, convocado como atleta reserva nos Jogos de Tóquio
Eric Jouti tem 27 anos, mas começou desde pequeno no tênis de mesa, em um clube pequeno em São Paulo quando tinha apenas 9 anos. Por influência do pai e seu irmão, que já jogavam, Eric foi experimentar a modalidade e não largou mais. Em seguida, mudou de clube, foi para o Itaim Keiko, por onde muitos atletas profissionais passaram.
Chegando aos seus 16 anos, ele começou a se destacar na modalidade, sendo campeão paulista e campeão brasileiro pela categoria infantil, duas vezes campeão sul-americano e duas vezes campeão latino-americano juvenil.
Depois da passagem por dois clubes, Eric decidiu ir para São Caetano do Sul, local onde acreditava que poderia crescer mais na carreira. E ele não estava errado. Já no time novo, foi campeão do Campeonato Pan-Americano de equipes de 2016 a 2019. No individual, foi bronze no Latino-Americano em 2016. Ele ainda ganhou bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Lima.
Em entrevista ao Surto Olímpico, Eric falou sobre a sensação de ter sido convocado para os Jogos de Tóquio, ainda que para a reserva, e também quais suas expectativas em relação à delegação brasileira.
"Com certeza é uma sensação de ter nosso esforço e trabalho de anos atrás sendo recompensado agora no maior torneio de todos os atletas mesmo não estando na posição onde eu gostaria de estar", disse ele. "Temos a melhor geração de todos os tempos, então temos recursos e conhecimento para brigar de igual pra igual com todo mundo", admitiu.
Tendo como meta chegar ao top-20 mundial do tênis de mesa, Eric se inspira no ídolo Zhang Jike e também em Ayrton Senna. Ele tem como frase motivadora: "Do it for your country, do it for your name" (Faça pelo seu país, faça pelo seu nome, em português).
Foto: de capa ITTF
0 Comentários