Alemanha e Países Baixos desistem de disputar o Europeu de ciclismo de pista em Belarus - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Pesquisar:

Últimas Notícias

Alemanha e Países Baixos desistem de disputar o Europeu de ciclismo de pista em Belarus

Compartilhe



As Federações de Ciclismo da Alemanha e dos Países Baixos anunciaram nesta quarta-feira (26) que não irão participar do Europeu de Ciclismo de Pista, previsto para acontecer no mês de junho, em Belarus, após o sequestro pelas autoridades deste país de um avião que transportava um adversário do regime político.

Em comunicado, a federação alemã do esporte informou já ter entrado em contato com a União Europeia de Ciclismo (UEC), após os acontecimentos do final de semana, tendo "deixado claro que, nas atuais circunstâncias, a participação da equipe nacional não é possível" e pede ainda "uma solução alternativa".

Já a federação neerlandesa diz que a segurança dos atletas e dos membros da delegação do país não estão garantidos.

A UEC deve decidir na quinta-feira (27) se mantém a competição em Belarus, e que vale vaga para os Jogos Olímpicos em Tóquio, com data prevista no período entre 23 e 27 de junho.

No último domingo (23), as autoridades de Belarus detiveram o jornalista Roman Protasevich, depois do presidente Alexander Lukashenko ter ordenado que um voo da companhia aérea Ryanair, que fazia a ligação entre Atenas e Vilna, fosse desviado para o aeroporto de Minsk.

Belarus atravessa uma crise política desde as eleições de 9 de agosto de 2020, que, segundo os resultados oficiais, reconduziram Lukashenko, no poder há mais de duas décadas, para um sexto mandato, com 80% dos votos.

A oposição denunciou a eleição como fraudulenta e reivindicou a vitória nelas.

Desde então, o país testemunhou diversos protestos populares para exigir o afastamento de Lukashenko, manifestações conduzidas pela oposição que têm sido reprimidas com violência pelas forças de segurança da Belarus.

Foto: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário