Últimas Notícias

Premiê australiano confirma ajuda de custo caso Brisbane seja escolhida sede dos Jogos de 2032



 


O primeiro-ministro da Austrália Scott Morrisson garantiu ao estado de Queensland que o governo nacional será responsável por pagar metade do orçamento olímpico em caso de vitória da candidatura de Brisbane para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032. A candidatura australiana é a única confirmada até aqui, mas já é apontada como favorita.


A garantia veio em carta enviada segunda-feira (26) à governadora de Queensland, Annastacia Palaszczuk, que afirmou que a ajuda deixa a candidatura ainda mais atrativa para o Comitê Olímpico Internacional. Palaszczuk ainda disse que seu estado concordou em formar uma nova ação de infraestrutura olímpica, em conjunto com o governo federal responsável por avaliar todos os locais e seus gastos com infraestrutura.


O primeiro-ministro disse que a assinatura do acordo estava sujeita ao modelo de governança compartilhada de 50 a 50, com supervisão total por parte do Estado de todos os projetos desde a fase de planejamento até a entrega.


"Nós sempre acreditamos no potencial da candidatura dos Jogos Olímpicos de 2032 para Queensland e a Austrália e é importante que mantenhamos a vontade de vencer a escolha", falou Morrisson. "Apoiar a candidatura significa mais empregos, infraestrutura e mais dólares no turismo", completou.


O prefeito de Brisbane, Adrian Schrinner, comemorou a notícia e disse que essa é a peça final do "quebra-cabeça olímpico" que começou em 2015. "Este acordo de financiamento federal é muito mais generoso do que o que foi oferecido a Sydney para a edição de 2000 e é uma grande vitória para Brisbane e Queensland", comentou.


"Uma candidatura olímpica bem-sucedida trará benefícios incomparáveis para nossa região, catalisando o desenvolvimento da infraestrutura necessária, impulsionando nossa economia local e proporcionando empregos para os residentes, ao mesmo tempo em que coloca os olhos do mundo em Brisbane", completou o prefeito.


O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não definiu quando irá anunciar a sede da edição de 2032. Além de Brisbane, se mostraram interessadas cidades como Madrid, derrotada duas vezes seguidas, contra o Rio e Tóquio.



    

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar