Últimas Notícias

Medalhista olímpico de Belarus faz greve de fome e põe medalha a venda em protesto contra governo


Medalhista no Decatlo em Pequim 2008, Andrei Krauchanka (BLR) iniciou nesta terça-feira (27) uma greve de fome e colocou uma medalha de campeonato europeu a venda em protesto contra o governo de Belarus.


O atleta é um dos críticos do presidente Alexander Lukashenko e vai usar o dinheiro para ajudar os presos políticos do país. O belarusso disse em um vídeo que que: "Não aconselho que me imitem, mas é muito difícil digerir a realidade do país. Que a força estejam com vocês."


Krauchanka, de 35 anos, perdeu o emprego em 2020 e foi expulso da equipe nacional de atletismo do país por apoiar os protestos contra o governo após a eleição presidencial. O atleta relembra quando foi preso, em novembro no ano passado.


"Minha familia achava que eu tinha desaparecido. Por quatro dias nem meu advogado sabia do meu paradeiro ou o que houve comigo." Durante os seus dez dias de prisão administrativa, ele não recebeu comida ou roupas e voltou pra casa com coronavírus.


Por isso, ele colocou a venda o ouro conquistado no Europeu Indoor de Atletismo em 2011 para ajudar os presos políticos.


O atleta chegou a dizer que não iria mais competir pelo país, mas caso o país seja suspenso pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e os atletas tenham que competir sob a bandeira olímpica, Krauchanka cogita voltar a competir.


Foto: Erik van Leeuwen

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar