Últimas Notícias

Japão convoca mais oito esgrimistas para Tóquio 2020 e terá 16 atletas nas Olimpíadas

Delegação japonesa de esgrima

A Confederação Japonesa de Esgrima fez uso das oito vagas a que tem direito por ser país-sede e convocou 21 atletas para sua seleção olímpica, sendo cinco reservas. O Japão já tinha classificado oito atletas pelo ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE) e contará com 16 atletas oficialmente, dois a menos do que o limite.


O país havia se classificado diretamente para a disputa por equipes no florete feminino e tinha mais um atleta classificado em todas as outras cinco modalidades. Foram convocados nesta segunda-feira (dois atletas da espada masculina, florete masculino, e sabre masculino e feminino. Desta forma, o país também ganhou uma vaga extra no torneio por equipes. 


O Japão está em quinto no ranking por equipes em florete feminino e conquistou a vaga pela cota asiática. No florete masculino está em sétimo lugar no ranking enquanto na espada masculina é o oitavo melhor do mundo. No sabre feminino está em 10º e no sabre masculino em 13º. Em espada feminina, única prova por equipes em que não participará, Japão está 16º no ranking.


Segundo o comunicado publicado na página da instituição, trata-se oficialmente de uma “Lista de Candidatura”, visto que as vagas precisam ser validadas pela FIE e o Comitê Olímpico Japonês precisa também aprovar a lista.


Desde 2008 quando a China usou apenas duas vagas disponíveis e liberou seis vagas, que a Comissão Tripartite tem direito a vagas na esgrima. Em 2016, uma exceção foi aberta de última hora para a saudita Lubna Al-Omair no florete feminino, que caiu na estreia para a brasileira Tais Rochel. Pessoas ligadas à Federação Internacional de Esgrima ouvidas pelo Surto Olímpico revelaram que a expectativa é grande para que as vagas do Tripartite voltem a ser disponibilizadas em 2024 e 2028.


Confira os convocados da esgrima japonesa para Tóquio 2020

Para a espada masculina, Minobe Kazuyasu (10º) e Kano Koki (21º) foram convocados e se juntarão a Yamada Masaru (4º), já  classificado pelo ranking da FIE. No florete masculino Shikine Takahiro (12º)  já tinha a vaga e agora terá a companhia de Saito Toshiya (27º) e Matsuyama Kyosuke (32º), com quem disputará o torneio por equipes.


No sabre masculino, Yoshida Kento (44º) já tinha a vaga para Tóquio 2020 e foram convocados Streets Kaito (50º) e Shimamura Tomohiro (60º). Já pelo sabre feminino, Emura Misaki (22ª) havia garantido a vaga pelo ranking, e Aoki Chika (39ª) e Tamura Norika (29ª) também participarão do torneio. 


No florete feminino, o Japão já havia garantido a vaga olímpicapor equipes e Ueno Yuka (7ª), Azuma Sera (10ª),  e Azuma Rio (35ª) foram oficialmente convocadas. Pela espada feminina, Sato Nozomi (42ª) é a única japonesa que só disputará o torneio individual. 


Uyama Satoru (15º, espada masculina) Fukushima Shihomi (34ª, sabre feminino), Tsuji Sumire (41ª, florete feminino), Tokunan Kenta (72º, sabre masculino), e Nagano Yudai (101º, florete masculino) serão os reservas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas pelas regras da FIE só poderá haver substituição antes do início da competição. 


Foto: Federação Japonesa de Esgrima

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar