Últimas Notícias

Grupo envia carta para COI pedindo punição para Irã por não permitir disputas de atletas com israelenses



Um grupo de atletas e ativistas de direitos humanos pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para punir o programa olímpico do Irã. O motivo seria por forçar atletas a competirem contra israelenses em competições esportivas durante um bom tempo.


O ex-wrestler iraniano Sardar Pashael, lider do movimento Unidos por Navid, formado para apoiar o atleta de wrestling Navid Afkari executado há algum tempo pelo país, escreveu uma carta para o COI em nome do grupo mostrando meia dúzia de exemplos em que atletas iranianos perderam de propósito para evitar enfrentar atletas de Israel ou até mesmo saírem das lutas por W.O.


Em relação ao assunto, um porta voz do COI disse que a entidade anotou e está avaliando as acusações.


Em março deste ano, a Corte Arbitral de Esportes (CAS) anulou a suspensão por tempo indeterminado ao país imposta pela Federação Mundial de Judô (IJF) alegando que não estava previsto nas regras da entidade esse tipo de punição. 


O Irã havia sido suspenso por forçar o judoca Saeid Mollaei (MGL) a perder em uma semifinal do Mundial de 2019 para evitar enfrentar um israelense na final. Mollaei não voltou ao país e se naturalizou mongol após passar um período na Alemanha.


Foto: AP/Michael Probst

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar