Últimas Notícias

Federação Francesa de Tênis exclui Benoit Paire dos Jogos Olímpicos de Tóquio


A Federação Francesa de Tênis (FFT) excluiu nesta sexta-feira (23), o tenista Benoit Paire dos Jogos Olímpicos de Tóquio, por “repetição de comportamento inapropriado”. Atual número 35 do mundo e quarto em seu país, o tenista teve diversas atitudes antidesportivas, como quando xingou árbitros e torcedores, além de ter cuspido na quadra e ter jogado sem demonstrar esforço, durante sua partida no ATP 250 de Buenos Aires, contra Francisco Cerundulo, em 4 de março. 

Como essa não foi uma conduta isolada do atleta, o conselho de ética da FFT decidiu pela primeira vez abordar os acontecimentos, aplicando o Artigo 28 de seus regulamentos administrativos, que garante o cumprimento das regras éticas do esporte e os princípios aplicáveis a todos os tenistas franceses. 

A entrevista de Paire após uma derrota diante o australiano Jordan Thompson no Masters 1000 de Monte Carlo, na semana passada, pode ter sido a ‘gota d’água’ para a FFT. Na ocasião, o tenista francês disse que não se importava em perder a partida, e se mostrou mais uma vez contra as medidas restritivas impostas devido à pandemia de coronavírus. 

“Honestamente, não dou a mínima para esta partida” , disse Paire. “Jogar em um cemitério como este, simplesmente não é mais possível. Todos os jogadores pensam assim. Talvez eu seja o único a dizer isso. O tênis não está mais me trazendo nada de bom. Eu não tenho mais faísca”. 

Com isso, a ação da FFT foi apoiada pelos ex-tenistas Nicolas Escudé (diretor técnico nacional - DNT) e Sebastian Grosjean (capitão francês na Copa Davis). Em comunicado, o presidente da federação, Gilles Moretton, anunciou a exclusão de Paire da equipe nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Em termos de responsabilidade, pelo nosso esporte e pela França, sob proposta da DTN e em consulta com Sébastien Grosjean, o Comitê Executivo decidiu excluir Benoit Paire da futura lista de jogadores que representarão a FFT e a França neste verão em Tóquio. Seu comportamento, profundamente inadequado desde o início do ano, abala seriamente os valores do esporte, como o tênis, e é totalmente incompatível com o espírito olímpico. Repito, é dever de cada jogador respeitar os valores do nosso esporte e cabe a eles ser exemplares dentro e fora da quadra, principalmente perante os jovens de nosso país.

A pouco menos de dois meses do fechamento do ranking base de classificação para os Jogos Olímpicos, Paire estava perto de garantir uma vaga. A sua frente estão os franceses Gael Monfils (15º), Ugo Humbert (31º) e Adrian Mannarino (34º). Excluído do megaevento, o tenista era seguido por Jeremy Chardy (51º) e Richard Gasquet (52º). Cada país pode levar até quatro jogadores de simples. 

Foto: Reprodução/Twitter 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar