Últimas Notícias

Colômbia e Estados Unidos se destacam no primeiro dia do Pan-americano de Levantamento de Pesos


Começou nesta segunda-feira (19), em Santo Domingo, na República Dominicana, o Campeonato Pan-americano de Levantamento de Pesos. Três provas abriram o evento, sendo duas masculinas e uma feminina. O torneio conta pontos preciosos na disputa por vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Na categoria feminina até 45kg, a halterofilista estadunidense Cicely Kyle conquistou a medalha de ouro, com 166kg erguidos, sendo 70kg no arranque e 96kg no arremesso. Ela ficou 11kg aa frente da medalhista de prata, a mexicana Diana Chay Dzul, que levantou 155kg. O bronze foi obtido por outra atleta do México, Viviana Muñoz, com 149 kg. 

Abrindo os eventos entre os homens, o colombiano Miguel Suárez faturou o primeiro lugar na classe até 55kg, ao somar 242kg levantados, com 105 kg no arranque e 137kg no arremesso. Cinco quilos atrás, apareceu o dominicano Yeison Michel, de apenas 19 anos, somando seus 105 e 132kg no arranque e arremesso respectivamente, para ficar com a medalha de prata. O bronze foi conquistado pelo mexicano Jose Poox, que ergueu 230 kg, para dar a terceira medalha ao seu país no evento. 

Já pela categoria até 61kg, o colombiano Francisco Mosquera (foto) ganhou a medalha de ouro ao erguer 280kg. Agora, o pesista soma seu quarto título em torneios pan-americanos da modalidade. Além disso, o atleta foi campeão no Pan de Lima, em 2019. 

O pódio nos 61kg foi composto por outros dois pesistas cubanos. Otto Onate ficou com a prata, após somar 276 kg levantados, e dois quilos atrás, surgiu Arley Calderon, que faturou o bronze. O atleta da casa, Luis Garcia, ficou muito perto da conquista de uma medalha, mas terminou em quarto lugar, ao erguer 272kg. 

Nesta terça-feira (20), os brasileiros entrarão em ação no torneio, algo que não acontecia desde 2019 em campeonatos internacionais. Natasha Rosa e Luana Madeira farão a estreia da nossa seleção, a partir das 13h30 (hora de Brasília), na classe até 49kg. Às 16h, Rosane Santos compete no grupo até 55kg. As participações brasileiras terão transmissão do Canal Olímpico do Brasil

O Campeonato Pan-americano de Levantamento de Pesos não dá vaga direta aos Jogos Olímpicos de Tóquio. No entanto, é necessário destacar sua importância, já que ele concede pontos ao ranking olímpico. Das 14 vagas disponíveis em cada categoria, 13 serão definidas pelo ranking absoluto. 

No momento, três nações estão banidas da Olimpíada de Tóquio, especificamente nesta modalidade, devido o excesso de casos de doping: Tailândia, Egito e Malásia. Romênia e Colômbia também foram suspensas e enfrentarão um processo em que poderão ser banidas do megaevento. 

Para saber mais sobre o sistema de qualificação olímpica do levantamento de pesos, clique aqui

Foto: Reprodução/Fedompesa

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar