Últimas Notícias

COI diz que ainda não foi notificado de desistência da Coreia de Norte dos Jogos de Tóquio



O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não foi comunicado da desistência da Coreia do Norte dos Jogos Olímpicos de Tóquio, anunciada na noite desta segunda-feira (05). Segundo o site insidethegames, um porta-voz da entidade afirmou que o COI não recebeu nenhum pedido oficial do Comitê Olímpico Norte-Coreano para ser liberado de sua obrigação de participar das Olimpíadas. Além disso, ele também afirmou que o COI não conseguiu contatos anteriores com o país para discutir a situação da pandemia.


"Infelizmente, o Comitê Olímpico da República Popular Democrática da Coreia, apesar de vários pedidos do COI, não estava em posição de realizar uma conferência telefônica durante a qual também a situação do Covid-19 na Coreia do Norte deveria ter sido discutida. O COI não recebeu nenhum pedido oficial da Coreia do Norte para ser liberada de sua obrigação de participar dos Jogos Olímpicos de acordo com a Carta Olímpica", disse a fonte ao portal especializado.


O Comitê Olímpico da Coreia do Norte decidiu se ausentar dos Jogos de Tóquio sob a justificativa de proteger seus atletas em meio à pandemia de Covid-19 após uma reunião com a presença do ministro de esportes Kim Il Guk no dia 25 de março, mas o anuncio só foi feito na manhã de terça-feira no Oriente, noite de segunda (05) no Brasil. Será a primeira vez em 33 anos que os norte-coreanos vão se ausentar dos Jogos Olímpicos.


De acordo com a agência Kyodo News, o governo japonês disse que ainda está coletando informações sobre a decisão da Coreia do Norte de se retirar. O ministro das Olimpíadas, Tamayo Marukawa, disse que o governo está tentando "confirmar os detalhes".


Foto: Michael Sohn/ AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar