Últimas Notícias

COI cria a Série Olímpica Virtual, primeiro evento com licença olímpica de jogos esportivos eletrônicos


O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quinta-feira (22), a criação da Série Olímpica Virtual (OVS), primeira competição de jogos esportivos eletrônicos e de simulação, com licença olímpica. A entidade firmou parceria com Federações Internacionais (IFs) do beisebol, ciclismo, remo, vela e automobilismo, além de diversas desenvolvedoras de jogos, para a realização do torneio entre 13 de maio e 23 de junho, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, neste ano. 

A estratégia do COI é mobilizar entusiastas dos esportes eletrônicos e alcançar um novo público olímpico, incentivando o desenvolvimento de modalidades físicas e não físicas de esportes, seguindo recomendações da Agenda Olímpica 2020+5 (de acordo com a página 21, para ler, clique aqui). 

“A Série Olímpica Virtual é uma experiência digital olímpica nova e única que visa aumentar o envolvimento direto com novos públicos no campo dos esportes virtuais. Sua concepção está em linha com a Agenda Olímpica 2020 + 5 e a Estratégia Digital do COI. Incentiva a participação esportiva e promove os valores olímpicos, com foco especial na juventude”, disse o presidente da entidade, Thomas Bach

David Lappartient, presidente da Union Cycliste Internationale (UCI) e do Grupo de e-Sports e Games do COI (ELG), também ressaltou a importância deste marco para modalidade. “Em nome da ELG, assim como da UCI, estou muito contente de estar envolvido no lançamento da primeira Série Olímpica Virtual. Vários IFs têm iniciativas esportivas virtuais bem estabelecidas; e, graças à cooperação entre o COI, os IFs e os editores, o OVS é um grande passo em frente para o mundo dos esportes virtuais e o Movimento Olímpico”. 

Todas as modalidades inclusas na OVS terão transmissão do Canal Olímpico. O COI solicitou que cada Federação Internacional disponibilize um formato de disputa que maximize a realização online e priorize a inclusão de jogadores de todo o mundo, para que disputem de suas próprias casas ou em seus respectivos locais de treinamento. 

Confira abaixo as Federações, game/simulador e desenvolvedoras participantes 

Confederação Mundial de Softbol e Beisebol (WBSC) - eBaseball Powerful Pro Baseball 2020, Konami Digital Entertainment 

União Ciclística Internacional (UCI) - Zwift, Zwift inc. 

World Rowing (remo) - Formato aberto 

World Sailing (vela) - Virtual Regatta, Virtual Regatta SAS 

Federação Internacional de Automobilismo (FIA) - Gran Turismo, Polyphony Digital 

Foto: Reprodução/Olympic.org 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar