Últimas Notícias

Brasil define as equipes masculina e feminina de tênis de mesa para os Jogos de Tóquio

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) anunciou nesta segunda (26) os mesatenistas que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O técnico da seleção masculina Francisco Arado, o Paco, chamou Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy para completar a seleção que já tinha Hugo Calderano, já classificado. Já Hugo Hoyama, técnico da seleção feminina chamou Bruna Takahashi, Jéssica Yamada e Carol Kumahara. Eric JoutiGiulia Takahashi são os reservas.


A escolha foi baseada em critérios totalmente técnicos. Hugo Calderano, número 7 do mundo e 6 do ranking olímpico, já havia garantido sua vaga por ter vencido o torneio individual masculino dos Jogos Pan-Americanos de Lima. A segunda vaga masculina foi preenchida pelo melhor brasileiro na sequência do ranking mundial, no caso, Gustavo Tsuboi (37°), e que as duas primeiras na lista feminina foram automaticamente convocadas, ou seja, Bruna Takahashi (48ª) e Jessica Yamada (142ª), conforme a CBTM já tinha anunciado em 2019.


A decisão da terceira vaga seria escolha dos técnicos, mas Paco e Hoyama adotaram o critério de posicionamento no ranking mundial: Vitor Ishiy, 59° do ranking masculino, e Carol Kumahara, 144ª no feminino. Ambos são os terceiros melhores do país no ranking.


“A convocação foi feita de acordo com os critérios definidos, com as duas melhores ranqueadas, Bruna Takahashi e Jessica Yamada, e, como escolha técnica, a Caroline Kumahara. Já a escolha da Giulia Takahashi como reserva, se dá pelos excelentes resultados obtidos, principalmente em 2019. Acredito muito no seu potencial e seria de muita importância adquirir experiência estando junto com a equipe em Tóquio”, explica Hugo Hoyama.


“Cheguei a esse time e ao reserva pelos resultados em competições, dentro de uma estratégia para tentar conquistar resultados especiais para o Brasil. Temos uma equipe bem equilibrada, com três jogadores destros e um canhoto. Todos estão no Top 100 do ranking mundial, com destaque para o Hugo Calderano, que figura no Top 10”, explica Francisco Arado.


Calderano e Bruna foram escolhidos para os torneios individuais. O segundo nome de cada naipe será divulgado posteriormente, até a data limite de inscrição, em meados de maio. A seleção masculina irá realizar um período de preparação em Ochsenhausen, no clube onde Hugo Calderano atuou até o mês passado. Já o time feminino fará sua preparação no Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia, na Região Metropolitana do Porto, em Portugal, onde foi realizada a Missão Europa, em 2020.


Foto: CBTM/Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar