Últimas Notícias

Parada das Nações Tóquio 2020 - Grécia

Grécia na cerimônia de abertura
Hellas

A Grécia é, sem dúvidas, a nação mais importante na história dos Jogos Olímpicos. Foram eles os inventores dos Jogos, realizados desde a Grécia Antiga. As primeiras datam constam como 776 a.C. sendo o primeiro ano de competições nos Jogos da Antiguidade.

Os eventos atléticos eram realizados em Olímpia e traziam um tempo de paz para as colônias constantemente em guerra. Outro fator importante era a adoração aos deuses, em especial Zeus - o pai de todos - onde eram celebradas as cerimônias em seu santuário.

O marco da Grécia na história mundial do esporte estava apenas começando. A exaltação do corpo masculino, por exemplo, foi algo marcante nos Jogos da Antiguidade e levado para o desenvolvimento do esporte mundial.


História e histórico esportivo


No século XIX, quando os esportes modernos foram surgindo, mais um passo marcante na história grega. A Grécia foi novamente pioneira, sediando em Atenas o primeiro Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896.

Como precursora, a Grécia é o primeiro país no desfile de abertura dos Jogos, além de ser uma das quatro nações que participaram de todas as edições dos Jogos Olímpicos. O melhor desempenho foi logo na primeira edição, com 10 ouros, 17 pratas e 19 bronzes, terminando como a segunda melhor nação no quadro de medalhas.

Após ter sido sede da primeira competição da Era Moderna, os helênicos voltaram a sediar os Jogos Olimpicos em 2004, novamente em Atenas. Com a torcida agraciando, os atletas gregos conquistaram 16 medalhas (6 ouros, 6 pratas e 4 bronzes), a segunda melhor participação olímpica.

Em toda a história olímpica da Grécia, os gregos obtiveram 33 ouros, 43 pratas e 40 bronzes, totalizando 116 medalhas. Na última edição, na Rio 2016, a delegação helênica saiu com seis medalhistas (3 ouros, 1 prata, 2 bronzes), voltando a conquistar uma medalha de ouro após oito anos de hiato.


Modalidades em Destaque


+ Atletismo


O atletismo é a força histórica dos gregos. Das 110 medalhas na história olímpica, 29 foram do atletismo. O maior destaque fica com Konstantinos Tsiklitiras, quatro vezes medalhista olímpico ao conquistar um ouro, duas pratas e um bronze no salto em distância e altura em pé, entre 1908 e 1912.

Outros nomes merecem serem citados, como Chrysopigi Devetzi, medalhista de prata em Atenas 2004 e detentora da quinta melhor marca da história no salto triplo, com 15,32m, e Konstantinos Kenteris, ouro em Sidney 2000 - o único branco a vencer uma prova de 200m raso desde 1980.

Hoje a Grécia não é mais a mesma potência no esporte como já foi há alguns anos. Em 2004, na Olimpíada de Atenas, os gregos saíram com cinco medalhas no atletismo e entraram em um jejum de celebrações.
 
Dados olímpicos da Grécia

A falta de pódios no atletismo terminou com o ouro de Ekaterine Stefanidi saltando 4,85m na prova de salto com vara na Rio 2016. Stefanidi segue entre as principais saltadoras do mundo e foi campeã mundial em 2017 e medalha de bronze em 2019, o que a credencia como esperança do atletismo grego em Tóquio.

+ Vela


A vela é a esperança atual da delegação helênica. Das sete medalhas na modalidade, cinco vieram das últimas seis edições de Jogos Olímpicos. Na última edição no Rio de Janeiro, Panagiotis Mantis e Pavlos Kagialis ficaram com o bronze na classe 470 masculino e continuam entre os melhores do mundo. No final de 2019 eles terminaram na quarta colocação no Mundial da classe 470. Já no início de 2020, o resultado foi um top 6 na Copa do Mundo de Miami.

Outros nomes da vela grega estão entre os melhores do mundo e podem surpreender com uma medalha. Como exemplo, temos Maria Bozi e Rafailina Klonaridou na classe 470 feminino, que conquistaram um quinto lugar na Copa do Mundo de Miami, em janeiro de 2020 e Vasileia Karachaliou, atual número 2 do mundo na classe laser radial.

+ Levantamento de Pesos


Até 2004, 15 medalhas foram conquistadas nesta modalidade pelos gregos, com seis ouros, cinco pratas e quatro bronzes. O esporte que ‘nomeia’ os atletas mais fortes do mundo sempre foi contemplado pelo país que teve em sua civilização uma característica marcante de exaltação ao corpo musculoso.

Pyrros Dimas comemora medalha em Atenas 2004
Maior medalhista grego, na verdade, é nascido na Albânia - Foto: Divulgação/IWF

De toda essa história, que surgiu ainda na Grécia Antiga e nas primeiras Olimpíadas modernas, saíram Akakios Kakiasvilis e o lendário Pyrros Dimas - ídolo do esporte grego e o maior halterofilista da história - com três ouros e um bronze de 1992 a 2004, um recorde. Até hoje Pyrros é o maior medalhista da Grécia. No entanto, o tempo fértil de bons halterofilistas parece que acabou, e o levantamento de pesos, que era uma grande força dos gregos, não tem tido bons resultados.


Principais Atletas


Anna Korakaki (Tiro Esportivo): Anna colocou a Grécia novamente no radar do tiro esportivo, quase um século depois das primeiras medalhas dos gregos na modalidade. Na Rio 2016, Korakaki se tornou a primeira mulher grega a conquistar duas medalhas na mesma edição de Jogos, com o ouro na pistola 25m e o bronze na pistola de ar 10m. Desde 1912 que um atleta grego não levava duas medalhas em uma mesma edição.

Em 2018 ela foi campeã mundial da pistola de 10m e segue sendo a principal favorita na prova. Já em 2020, ela conquistou mais um feito: primeira mulher a iniciar o revezamento da tocha olímpica. Com todos esses feitos, Anna Korakaki ainda é preterida para ser porta-bandeira da Grécia em Tóquio.

Anna Korakaki ascendendo a chama olímpica
Anna ascendendo a tocha olímpica - Foto: Baltas Costas/REUTERS

Eleftherios Petrounias (Ginástica Artística): Eleftherios é o novo queridinho das argolas. Em 2016 ele foi campeão olímpico, além de vencer o Campeonato Mundial em 2017 e 2018. Principal adversário de Arthur Zanetti, no entanto, foi ‘mal’ no Mundial de 2019, em Stuttgart, e não assegurou vaga em Tóquio por ter terminado fora do pódio.

Ekaterini Stefanidi (Atletismo): Campeã olímpica no salto com vara em 2016, Stefanidi, que foi ouro em 2017 e bronze em 2019 nos Mundiais, segue na batalha para subir novamente no topo do pódio da modalidade.

Stefanos Tsitsipas (Tênis): número 6 do mundo no ranking da ATP, Tsitsipas é um dos novos tenistas com muito talento. Aos 22 anos, é o mais jovem entre os top 10 da ATP. Em 2020 ele conquistou o título do Open 13 Provence, em Marseille, e sonha beliscar uma medalha em Tóquio.

Giannis Antetokounmpo (Basquete): Com a tradição de ter sido um dos países fundadores da Federação Internacional de Basquete (FIBA), em 1932, e ter conquistado a medalha de prata no Mundial de 2006, a Grécia sempre revela bons jogadores para o mundo do basquetebol. O principal da atualidade é Giannis, apelidado de “greek freak”, o gigante grego. O gigante é o atual bi-MVP da NBA, além de ter assinado recentemente o maior contrato da história da NBA no valor US$228 milhões (R$ 1,16 bilhões), válidos por cinco temporadas no Milwaukee Bucks.

Giannis Antetokounmpo no Mundial de 2019 pela Grécia
Jogador mais bem pago da NBA no duelo contra o Brasil no Mundial - Foto: Divulgação/FIBA

Maria Prevolaraki (Luta Livre): outro nome de destaque da delegação grega é Maria. Na categoria até 53kg, Maria foi bronze no Mundial de Paris, em 2017, e saiu com o ouro numa espécie de Mundial na Sérvia, realizado em dezembro de 2020. O título recente coloca Prevolaraki de vez entre as favoritas ao ouro em Tóquio.

Kristian Gkolomeev (Natação): Gkolomeev é atual medalhista de prata nos 50m livre, feito realizado no Mundial de Gwangju, em 2019. O nadador grego é um dos adversários do brasileiro Bruno Fratus e tem tempo para brigar por medalha em qualquer competição que disputar.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar