Últimas Notícias

Atletismo do Brasil terá Camping Internacional de Treinamento e Competição nos EUA




O primeiro grupo de atletas viajou na noite da terça-feira (16) para os Estados Unidos, onde participa do Camping Internacional de Treinamento e Competição no Centro Olímpico de Chula Vista, condado de San Diego, Estados Unidos. Com exceção de Érica Sena e André Chocho, que viajaram de Cuenca, no Equador, e de José Luís Martínez, que saiu de Madri, na Espanha, os outros integrantes da delegação embarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O camping só foi viabilizado, nesta fase difícil da pandemia global da COVID-19, graças a acordos entre o COB e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos.

Além dos treinamentos na excelente estrutura do Centro Olímpico, os 18 atletas brasileiros do primeiro grupo participarão de algumas competições, a partir de 3 de abril, justamente em Chula Vista.

O camping será importante como preparação das equipes de revezamentos para o Campeonato Mundial da Silesia, que será disputado nos dias 1º e 2 de maio, na Polônia. Além de provas individuais, estão previstas disputas em revezamento como treinamento específico.

O segundo grupo, com atletas integrantes dos revezamentos 4x400 misto e 4x400 m masculino, segue para os Estados Unidos no dia 11 de abril. A programação é de o camping terminar no dia 19 de abril, quando os atletas convocados viajam para Rio Maior, em Portugal, para aclimatação e em seguida vão para a Polônia.

A competição polonesa é muito importante porque será seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O 4x100 m masculino e o 4x400 m misto já estão qualificados. Já o 4x100 m feminino e o 4x400 m masculino tentarão a classificação. Para isso, as equipes terão de completar suas finais.

“Chula Vista é praticamente a nossa casa. Eu e o Alison (Alison Santos) ficamos um mês lá em 2020. Em 2019, fizemos a preparação final para o Mundial de Revezamentos de Yokohama, também em Chula Vista”, lembrou o técnico Felipe de Siqueira, responsável pelo 4x100 m masculino que acabou sendo campeão no Japão.


Quanto às competições, com exceção da primeira, confirmada, estão previstas outras do calendário norte-americano, mas tudo vai depender da situação da pandemia. “A expectativa é grande. Temos oito atletas no 4x100 m, mas só cinco vão para o Mundial. É importante todos treinarem, mesmo porque nem todos que vão ao Mundial estarão também em Tóquio”, explicou Felipe, aliviado. “Este camping veio na hora certa porque as pistas do Pinheiros e do Núcleo de Alto Rendimento, em São Paulo, estão fechadas nesta fase emergencial. Digo aos atletas que somos abençoados e tudo está caminhando para fazermos a melhor preparação possível. No caso do 4x100 m masculino vamos defender o título de campeão mundial.”

A lançadora Fernanda Borges, sexta colocada no disco no Mundial de Doha-2019, tem um motivo a mais para comemorar. Desde setembro ela está treinando virtualmente com o espanhol José Luís Martínez e agora poderá ficar ao lado de seu técnico em Chula Vista. “Estou muito animada com a oportunidade. O objetivo é fazer uma boa preparação, participar de competições em busca do índice olímpico”, afirmou a gaúcha.

Érica Sena também está feliz. “O objetivo é poder treinar mais tranquilo e ter uma boa estrutura. Quero treinar mais forte já que em Chula Vista o clima é bom e fica ao nível do mar”, disse a atleta, que mora em Cuenca, Equador, já qualificada para os Jogos Olímpicos nos 20 km marcha atlética.


Abaixo a lista dos atletas que participarão do camping:

Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) - 4x100 m
Paulo André de Oliveira (Pinheiros) - 4x100 m
Rodrigo Nascimento (Projeto Atletismo Maranhão) - 4x100 m
Derick de Souza (Pinheiros) - 4x100 m
Aldemir Gomes Júnior (Pinheiros) - 4x100 m
Vitor Hugo dos Santos (Projeto Atletismo Maranhão) - 4x100 m
Luís Gabriel Pereira Silva (Memorial) - 4x100 m
Jorge Henrique Vides (Pinheiros) - 4x100 m
Vitoria Rosa (Pinheiros) - 4x100 m
Ana Carolina Azevedo (Projeto Atletismo Maranhão) - 4x100 m
Rosangela Santos (Pinheiros) - 4x100 m
Lorraine Martins (Pinheiros) - 4x100 m
Bruna Jessica Farias (Pinheiros) - 4x100 m
Andressa Moreira Fidelis (Pinheiros) - 4x100 m
Gabriel Constantino (Pinheiros) - 110 m com barreiras
Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) - 400 m com barreiras
Fernanda Borges (AABLU) - lançamento do disco
Érica Sena (Pinheiros) - 20 km marcha atlética

Foto: Daniel Varsano/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar