Últimas Notícias

Competindo pela Mongólia, judoca iraniano Saeid Mollaei treinará com a equipe israelense para Tóquio 2020

Saeid Mollaei israel judo irã iran medal medalha grand slam tel aviv


Em uma das maiores reviravoltas do judô recente, o iraniano Saeid Mollaei desembarcou esta semana em Israel para competir no Grand Slam e assinalou que irá voltar ao país para treinar com a equipe israelense nos preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, assinalou o portal israelense Ynet. 

Disputando o Grand Slam de Tel Aviv pela bandeira da Mongólia, ele levou a medalha de prata. Foi a primeira vez que um atleta iraniano competiu em solo israelense desde 1979. Ao final da competição ele presenteou o presidente da Federação Israelense de Judô Moshe Ponte, com sua medalha (foto acima).

Mollaei treinou com o time israelense na véspera de seu embate, tendo como sparring o campeão israelense juvenil Eshed Winkler, e disse que não tinha encontrado condições tão boas desde que precisou escapar do Irã.


Relembre o caso 
Uma das grandes histórias do Mundial de 2019 no Japão foi a derrota do iraniano Saeid Mollaei para o belga Matthias Casse, evitando assim um confronto contra o israelense Sagi Muki na final.  Quando a saga envolvendo uma ameaça a Molleai se fosse à final foi revelada, ele resolveu não voltar mais ao país e pediu asilo na Alemanha, onde obteve status de refugiado.

Auxiliado durante todo o processo pela Federação Internacional de Judô e seu presidente, Marius Vizer, ele chegou a sinalar que competiria pela Equipe de Refugiados do Comitê Olímpico Internacional quando se viu sem bandeira. 

Porém, o presidente da Mongólia ofereceu cidadania de seu país ao judoca em novembro de 2019 e desde então, ele passou a competir pela Mongólia, tendo a mudança de nacionalidade aprovada em março do ano passado pelo Comitê Olímpico Internacional



Foto: Gabriela Sabau / IJF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar