Últimas Notícias

Itália aprova decreto que garante autonomia do Comitê Olímpico Nacional e afasta sanção do COI


A Itália aprovou nesta terça-feira (26), um decreto que garante a autonomia do comitê olímpico do país, afastando assim a possibilidade de algum tipo de sanção por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI), após supostas interferências do governo dentro da entidade. 

Recentemente o COI ameaçou banir a bandeira e o hino italiano dos Jogos Olímpicos de Tóquio por causa de um projeto de lei que entregaria o poder sobre o financiamento esportivo a um órgão governamental, ao invés do Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI). 

Para evitar tais problemas, o país garantiu a autonomia da entidade com o que chamou de “medidas urgentes em relação à organização e funcionamento do CONI.

 “Para garantir o pleno funcionamento do Comitê Olímpico Nacional Italiano e sua autonomia e independência como membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), o texto dá ao CONI sua própria dotação orgânica de pessoal, incluindo gestão”, disse o governo.

Rapidamente o chefe do CONI, Giovanni Malago, entrou com contato com o COI para informar sobre as garantias fornecidas pelo governo 

Nos últimos anos, países como Índia, Kuwait e Gana sofreram ameaças do COI devido interferências do governo dentro dos comitês olímpicos nacionais. 

Foto: Reprodução


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar