Últimas Notícias

Estágio de Treinamento inicia ano olímpico da Ginástica Artística masculina do Brasil



Começou no último dia 16 e vai até 28 de janeiro, no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, o Estágio de Treinamento da Ginástica Artística Masculina do Brasil.

Nesta sexta-feira (22), às 15h, será exibido, no canal oficial da CBG no YouTube, um treino aberto dos participantes do Estágio, que estão se preparando para as competições internacionais previstas para este ano, com foco especial nos Jogos Olímpicos. A Seleção Brasileira já está classificada. Entre os participantes estão todos os ginastas que representaram o Brasil no último Mundial

Essa ação dá continuidade ao planejamento do ano passado. No final de novembro, foi realizado outro Estágio, no mesmo local. “O estágio de novembro foi de extrema importância. Por meio dele, foi possível estruturar o planejamento para 2012, baseado nos objetivos da equipe, bem como individuais. Assim estruturamos junto às equipes de trabalho técnicas e multidisciplinares qual o melhor momento para preparação e competições-alvo para cada atleta”, diz Marcos Goto, Coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina.

No CT se reúnem nove atletas e sete treinadores, número ainda limitado, tendo em vista a observância dos protocolos estabelecidos em decorrência da pandemia. “Nosso objetivo é trabalhar com o maior número de atletas e treinadores. Neste momento ainda estamos com o quantitativo limitado devido ao momento que enfrentamos. Vão participar desse estágio, portanto, os atletas que integram a Seleção Masculina de Ginástica. Esperamos que, o quanto antes, possamos realizar estágios como fizemos nos últimos, incluindo os atletas do Grupo de Controle”, explica Goto.

O Coordenador da Seleção explica que o atual momento é estratégico. “Nossa corrida para o próximo ciclo já começou. Iniciamos um trabalho de base muito forte nos últimos quatro anos e agora ele se intensifica. Estamos encerrando um ciclo olímpico e já iniciando outro. Por isso, precisamos estar com força total”.

O calendário de preparação já está estruturado, segundo Goto. “Estamos confiantes de que será possível cumpri-lo e chegar aos Jogos Olímpicos com nossos atletas nas melhores condições físicas, técnicas e emocionais”.

Ainda na avaliação de Goto, em 2020 a união foi a marca da Seleção Masculina e de todos os profissionais envolvidos no trabalho com ela. “O ano passado foi desafiador. Nós o iniciamos com muitas expectativas e grande planejamento. Tivemos um grande Estágio de Treinamento e chegamos a participar de uma competição que não foi finalizada devido à pandemia. Nosso time se manteve unido e ativo no período de isolamento social. Nós nos encontramos (virtualmente) diariamente e conseguimos aproveitar esse período para equilibrar fisicamente nossos atletas. Contamos com a equipe multidisciplinar que, de forma virtual, avaliou os atletas, identificando os pontos de atenção. Atacamos o que podíamos."

"Os treinadores se reinventaram. Quando retornamos ao ginásio, nossas perdas foram bem menores do que esperávamos”, diz o treinador. “Fizemos um excelente retorno através da Missão Europa, realizada em parceria entre Confederação e Comitê Olímpico. Foi uma estrutura que nos permitiu voltar ao Brasil em excelentes condições de treinamento. Nós fechamos o ano com um Estágio de Treinamento e começamos 2021 com muito trabalho. Treinadores e atletas estão empenhados para melhorar cada vez mais a performance do time. No próximo Estágio de Treinamento, já poderemos mensurar as condições de cada um", completou Goto.

Foram convocados os seguintes ginastas: Arthur Zanetti, Artur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Francisco Barretto Junior, Leonardo Souza, Lucas Bitencourt, Tomás Rodrigues e Yuri Guimarães.

Foto: Divulgação/CBG

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar