Últimas Notícias

Com protocolo contra COVID-19, Seleção feminina de Basquete sub-18 inicia treinos para a Copa América




A Seleção sub-18 feminina de basquete iniciou na última segunda-feira (18) em Araraquara, São Paulo, seus treinos para a Copa América, e cumpre rigorosamente todos os protocolos de prevenção à doença. O Brasil se prepara para a Copa América da categoria, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em Cáli, na Colômbia, em busca de uma das duas vagas no Mundial sub-19 da categoria. O time é dirigido por João Camargo Neto e por conta da pandemia da COVID-19, o torneio, que seria disputado em 2020, foi remanejado para este ano e com isso, meninas nascidas no ano de 2002 poderão jogar.

O protocolo da Seleção começou antes mesmo da apresentação. Todas as meninas passaram por teste PCR e todas testaram negativo, podendo se apresentar. No hotel, elas ficam em um andar separado dos demais hóspedes, sem contato. As refeições são feitas em horários sem presença de público e o restaurante é higienizado. Antes de entrar no ginásio, todas têm suas temperaturas aferidas e passam por uma estação de álcool gel. Bolas e aparelhos de academia são sistematicamente higienizados, também.

- O protocolo da categoria de base é o mesmo do adulto. Um protocolo só. Adaptado apenas às circunstâncias na cidade. São dois momentos, as meninas no hotel e treinando. No hotel, tem o uso de álcool na entrada, com os spots. Não deixamos que elas frequentem os locais de uso comum, aglomeradas. O elevador, não tomam junto aos hóspedes. A mão é sempre higienizada quando em contato com áreas externas. O celular também. Não é permitido trocar de quarto, frequentar o quarto de outras companheiras. O serviço de fisioterapia também tem horários agendados, sem aglomeração, sem fila. É proibido tirar a máscara, cobrindo nariz e boca. Outro desafio são as refeições. Isoladas. Elas usam luvas para o pegador do alimento. Se servir de máscara e só tirá-la na hora de comer - explica a médica Nicole Favretto Baltazar.

O torneio será jogado em formato de hexagonal, com todos se enfrentando. Competem: Brasil, Argentina, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e o México. O grupo treina com 15 atletas em Araraquara e no dia 31, um total de 12 jogadoras viaja para a Colômbia. A Copa América distribui duas vagas para o Mundial sub-19, que ainda não tem data confirmada. Todas as atletas e comissão técnica farão testes PCR antes da viagem para Cáli. A preparação a Seleção feminina conta com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil.

- Não podemos subestimar ninguém. Faremos de tudo para o Brasil voltar a mais uma Mundial de categoria de base - disse o técnico João Camargo

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar