Últimas Notícias

Basquete canadense é punido pela FIBA por perder partidas das eliminatórias da AmeriCup masculina

 


A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou na última terça-feira (19) uma série de sanções contra a Federação Nacional do Canadá por não ter participado da segunda janela das eliminatórias da AmeriCup, dizendo na época que jogar as partidas iria contra as recomendações de profissionais médicos, bem como as regulamentações de viagens do governo canadense.

A seleção canadense enfrentaria Cuba no dia 29 de novembro, antes de enfrentas as Ilhas Virgens dos Estados Unidos no dia seguinte. Ambas as partidas aconteceriam no formato de bolha em Punta Cana, na República Dominicana. 

Após as partidas, a FIBA iniciou o processo disciplinar e emitiu ontem as seguintes decisões para o basquetebol canadense: Multa de 160.000 francos suíços (cerca de R$ 955.304,32), sendo que a metade da sanção (CHF 80.000) será suspensa caso o Canadá cumpra integralmente com sua obrigação de participar na próxima competição oficial da FIBA. A federação também teve uma dedução de 1 ponto nas classificatórias da AmeriCup.

O Canadá tem atualmente três pontos em duas partidas do Grupo C das eliminatórias da AmeriCup. A República Dominicana lidera a classificação com sete pontos em quatro jogos, enquanto Cuba e as Ilhas Virgens dos Estados Unidos têm quatro pontos em três jogos.

As três primeiras equipes avançam para a FIBA AmeriCup, que está programado para acontecer em setembro. O torneio serve como uma qualificação para a Copa do Mundo de Basquete, e no momento o Canadá está listado para jogar quatro partidas durante a janela de fevereiro, incluindo os dois jogos adiados de novembro.

A FIBA agendou os jogos adiados contra as Ilhas Virgens dos EUA e Cuba para os dias 17 e 18 de fevereiro, respectivamente. O Canadá deve enfrentar as Ilhas Virgens dos EUA novamente em 20 de fevereiro, antes de fechar a qualificação contra Cuba em 21 de fevereiro. O local para a próxima série de eliminatórias ainda não foi confirmado.

Foto: Divulgação/Twitter


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar