Últimas Notícias

Grupo de parkour pede que COI rejeite inclusão da modalidade no programa olímpico de Paris 2024


O grupo Parkour Earth, que promove eventos oficiais de parkour, pediu para o Comitê Olímpico Internacional (COI), rejeitar a inclusão do esporte nas Olimpíadas de Paris em 2024. A organização se opõe ao que chama de “aquisição hostil” do esporte pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). 

A briga entre o Parkour Earth e a FIG acontece desde 2018, quando a modalidade foi inserida entre as disciplinas gerenciadas pela federação. 

“Infelizmente, a invasão e apropriação indevida do nosso esporte pela FIG continua”, disparou o Parkour Earth em carta aberta enviada ao Comitê Olímpico Internacional nesta terça-feira (1°). 

A FIG, que já conta com 18 eventos que distribuirão medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano, deverá solicitar ao COI a inclusão do parkour visando os Jogos de Paris, em 2024. 

A tentativa da FIG é justificada ainda pelas intenções do COI de se aproximar do público mais jovem, o que explica por exemplo as adições do skate, surfe, basquete 3x3 e escalada esportiva já nos Jogos de Tóquio, em 2021. 

Como deverá funcionar a modalidade?

A princípio, neste caso a prova seria realizada em formato de corrida de rua numa pista com obstáculos, onde os atletas deverão pular ou deslizar pelas barreiras encontradas. 

A diretoria executiva do COI se reunirá na próxima segunda-feira (7), e na agenda está a definição da programação esportiva dos Jogos de Paris. Com isso, pedidos para adicionar novos eventos de medalha ou modificar os já existentes são aguardados. 

Além da oposição feita pela Parkour Earth, outro fator que joga contra a inclusão do parkour no programa esportivo de Paris 2024 é a política adotada pelo COI de adicionar apenas eventos que envolvam os atletas que já estariam presentes normalmente nas Olimpíadas. A entidade não tem interesse em ultrapassar a cota de 10.500 competidores nos Jogos Olímpicos. 

Apesar de toda a briga entre Parkour Earth e FIG, a federação planeja realizar seu primeiro Campeonato Mundial de Parkour em março de 2021. Eventos de parkour em velocidade e parkour freestyle estão programados para acontecer em Hiroshima, no Japão.

Foto: Reprodução/FIG

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar