Últimas Notícias

Ginástica artística e taekwondo entram no programa dos Jogos da Juventude 2021




O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na última sexta-feira (4), o programa esportivo dos Jogos da Juventude com novidades. Em 2021, taekwondo, ginástica artística masculina e feminina se juntarão às outras 13 modalidades que já faziam parte do evento (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e wrestling). Voltada para atletas até 17 anos, a competição será realizada em Aracaju (SE), em novembro, reunindo mais de 4.000 jovens de todo o país. 


Representantes das novas modalidades celebraram a inclusão nos Jogos da Juventude em 2021. “É com muita alegria que recebemos a notícia sobre a inclusão da ginástica artística nos Jogos da Juventude. Integrar esta competição irá nos possibilitar, além de trabalhar a massificação da modalidade junto às escolas públicas e privadas entre as crianças e jovens do ensino fundamental e médio, promover a inclusão social e a detecção de talentos. É mais um sonho que se realiza. Agradecemos ao COB por atender a este pedido da CBG”, afirmou a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende. 


O taekwondo já fez parte do programa esportivo dos antigos Jogos Escolares da Juventude e agora está de volta à competição de base organizada pelo COB depois de cinco anos. “A inclusão do taekwondo nos Jogos da Juventude é uma notícia muito comemorada por todas as pessoas envolvidas na modalidade. Com certeza será um passo importante para a gente disseminar ainda mais a modalidade, ter uma iniciação com mais atletas e oferecer mais oportunidades. Isso viabiliza o desenvolvimento da modalidade e será fundamental para a detecção de talentos. Fazia parte do nosso plano e estamos felizes que mais uma etapa foi cumprida. Agora é trabalhar bem para que o taekwondo seja um sucesso nos Jogos da Juventude”, comentou a medalhista olímpica Natália Falavigna, coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo. 


As novas modalidades, assim como todas as outras dez individuais, serão representadas pelos alunos de escolas públicas ou particulares campões dos processos seletivos estaduais. A partir de 2021, os estados terão a autonomia para definirem suas seleções nas modalidades coletivas. Isto é, a seleção estadual poderá ser composta por atletas representantes de mais de uma instituição de ensino. 


“Os Jogos da Juventude são a porta de entrada para o caminho olímpico que muitos atletas de destaque poderão seguir, por isso o objetivo do COB é realizar um evento com a participação dos melhores atletas da faixa etária Sub-18. A inclusão de três modalidades importantes como a ginástica artística masculina, a ginástica artística feminina e o taekwondo, assim como o trabalho específico que estamos fazendo com cada confederação na construção do “caminho de atleta” após os Jogos, nos traz excelentes oportunidades, com o objetivo concreto de continuidade no processo de desenvolvimento dos jovens que se destacarem”, acredita Kenji Saito, gerente-executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, que explicou ainda que os Jogos da Juventude seguirão o padrão da Federação Internacional e da Confederação Brasileira de Ginástica ao considerar a ginástica artística feminina e masculina como modalidades diferentes, pois cada uma tem suas características próprias e aparelhos distintos na competição. 


Os Jogos da Juventude ampliarão ainda mais as ações de fortalecimento de pilares como cidadania e sustentabilidade, conciliando a formação esportiva, individual e cidadã dos jovens atletas com o incentivo às práticas sustentáveis. 


Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos antigos Jogos Escolares da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô, Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Ana Claudia Lemos (atletismo), Etiene Medeiros e Leonardo de Deus (natação), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016.


Foto: Wander Roberto/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar