França e Rússia dominam último dia do Europeu de Judô - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

França e Rússia dominam último dia do Europeu de Judô

Compartilhe


O último dia do Campeonato Europeu de Judô 2020 foi realizado neste sábado (21), em Praga, na República Tcheca, e contou mais uma vez com domínio das francesas no feminino. Entre os homens, destaque para a Rússia, que saiu com dois ouros e fez a última final do dia.

O russo Mikhail Igolnikov foi o primeiro destaque do dia ao faturar o ouro na categoria até 90kg. Apenas 13° do ranking mundial, Igolnikov era considerado um azarão em uma chave que tinha Nikoloz Sherazadishvili, líder do ranking mundial. Mas o georgiano naturalizado espanhol foi batido pelo russo, que também derrotou o servio Nemanja Majdov, bronze no Mundial de 2019 e terceiro do ranking mundial, na final.

Surte+ Judô do Brasil larga com dois ouros no Pan-Americano no México

Em seguida, foi a vez da França seguir fazendo bonito no Europeu 2020 após um grande segundo dia de competições. A francesa Madeleine Malonga confirmou o favoritismo de ser a atual campeã mundial na categoria até 78kg e saiu com o ouro. Na final, Malonga contou com três shidôs para a alemã Luise Malzahn e saiu vencedora.

A segunda final masculina do dia foi a única perdida pela Rússia. O israelense Peter Paltchik conseguiu uma bela entrada no golden score e saiu com o ouro em cima do russo Arman Adamian na disputada categoria até 100kg. Atual campeão mundial, o português Jorge Fonseca caiu nas quartas e teve que fazer uma competição de recuperação para conquistar o bronze.

Dicko surpreendeu no super pesado feminino - Foto: Carlos Ferreira/European Judo Championships

Voltando para o domínio francês, foi a vez de Romane Dicko surpreender a azeri Iryna Kindzerksa na final da categoria super pesada, acima de 78kg. Dicko derrotou sua adversária em poucos segundos na final aplicando um belo wazari seguido de uma chave de braço. Na campanha do ouro, Dicko havia derrotado a turca Kayra Sayit, bronze no Mundial de 2019.

O Brasil também fez presença no Europeu, com Rochele Nunes conquistando um comemorado bronze após forçar três punições à experiente Larisa Ceric, de Bósnia e Herzegovina, no super pesado. Rochele é naturalizada portuguesa desde 2019 e vem conquistando bons resultados por Portugal.

A última final do dia foi 100% russa, com Tamerlan Bashaev e Inal Tasoev na disputa do super pesado, acima dos 100kg. Melhor para Bashaev, que surpreendeu não só seu compatriota número 3 do mundo, como o favorito Lukas Krpalek. O tcheco era a aposta da dona da casa para sair com medalha, já que trata-se do campeão olímpico, atual campeão mundial e número 1 do mundo. Entretanto, Krpalek foi derrotado por Bashaev e mostrou a força russa na competição.

França rouba a cena no feminino e Rússia mostra força no masculino


Os resultados do último dia foram um reflexo da competição. As francesas mostraram que têm competidoras fortes em praticamente todas as categorias do feminino e saíram com sete das oito medalhas da França no Europeu, cinco delas de ouro. Só Kilian Le Blouch, com um bronze na categoria até 66kg, obteve medalha no masculino. Os ouros saíram com Shirine Boukli (até 48kg), Clarisse Agbgnenou (até 63kg), Margaux Pinot (até 70kg), além de Malonga (até 78kg) e Dicko (acima 78kg).

Já o destaque russo foi inverso, com sete medalhas na competição (três ouro, três pratas e um bronze) e apenas uma no feminino, o bronze de Madina Taimazova (até 70kg). Dos três ouros e pratas dos homens russos, destaque para duas dobradinhas, na categoria mais leve (até 60kg) com Robert Mshvidobadze e Yago Abuladze e na categoria mais pesada (acima 100kg) com Tamerlan Bashaev e Inal Tasoev.

Confira os pódios do último dia de competições:

Masculino - até 90kg
1° Mikhail Igolnikov (RUS)
2° Nemanja Majdov (SRB)
3° Beka Gviniashvili (GEO)
3° Mammadali Mehdiyev (AZE)

Feminino - até 78kg
1° Madeleine Malonga (FRA)
2° Luise Malzahn (GER)
3° Loriana Kuka (KOS)
3° Karla Prodan (CRO)

Masculino - até 100kg 
1° Peter Paltchik (ISR)
2° Arman Adamian (RUS)
3° Jorge Fonsenca (POR)
3° Zelym Kotsoiev (AZE)

Feminino - acima 78kg
1° Romane Dicko (FRA)
2° Iryna Kindzerksa (AZE)
3° Yelyzaveta Kalanina (UKR)
3° Rochele Nunes (POR)

Masculino - acima 100kg
1° Tamerlan Bashaev (RUS)
2° Inal Tasoev (RUS)
3° Levani Matiashvili (GEO)
3° Guram Tushishvili (GEO)

Foto em destaque: Gabi Juan/European Judo Championships

Nenhum comentário:

Postar um comentário