![]() |
Mais um grande evento multi-esportivo sofreu os impactos da pandemia do coronavírus. Desta vez, a vítima foi a os Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022, que tiveram seu cronograma adiado em cinco meses em relação ao planejamento original. A competição da capital paraguaia estava prevista para ser realizada de 26 de abril a 9 de maio, mas foi postergada para 1º a 15 de outubro.
A confirmação foi feita pela Organização Esportiva Sul-Americana (ODESUR) neste final de semana. Segundo comunicado, a entidade alterou as datas do evento acatando uma solicitação do governo paraguaio, alegando problemas enfrentados pelo país durante a pandemia do coronavírus. De acordo com o worldometers, o Paraguai possui cerca de 55 mil casos e 1.200 mortes pelo vírus.
"A crise sanitária global representa um imenso desafio para todos os países e a evolução da pandemia da covid-19 tornou-se imprevisível", disse o presidente da Odesur, Camilo Pérez López Moreira. "Pelas circunstâncias e baseado nas informações disponibilizadas pelas autoridades, decidimos aceitar a exigência da Secretária Nacional de Esportes do Paraguai para adiar o início dos Jogos Sul-Americanos".
Tenemos fecha confirmada para #Asunción2022 🎊🎉Los XII Juegos Suramericanos, en principio programados desde el 23/04 al 06/05 del 2022, fue recalendarizado desde 1 al 15 de octubre de 2022, debido a las dificultades globales por la pandemia del COVID-19Guarden la fecha 😃🗓️ pic.twitter.com/t3XVDn6JuF— Odesur (@odesurmedia) October 16, 2020
Esta será a 12ª edição dos Jogos Sul-Americanos, a primeira em solo paraguaio. A última competição ocorreu em 2018, em Cochabamba, na Bolívia. Na ocasião, a Colômbia foi a líder do quadro de medalhas, faturando 94 ouros e 239 pódios, seguida pelo Brasil, com 90 medalhas douradas e 204 no total.
Vale lembrar que diversos outros eventos multi-esportivos sofreram mudanças em seus calendários por conta da pandemia, sendo o principal deles a Olimpíada de Tóquio, que agora ocorrerá entre julho e agosto do ano que vem.
Os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, semelhantes aos Sul-Americanos em nível de grandeza, também previstos para 2022, perderam sua sede, o Panamá, que desistiu de receber o evento alegando problemas financeiros causados pela crise sanitária.
Foto de capa: Divulgação/ip.gov.pr
0 Comentários