Últimas Notícias

Com medalha de prata, Érica Sena retorna às competições de marcha atlética


Após quase oito meses, a pernambucana Érica Sena (Pinheiros) voltou a competir. Ela foi um dos destaques da prova dos 20 km da 88ª Podebrady de Marcha Atlética, disputada neste sábado (10/10), em Podebrady, na República Tcheca. A brasileira, melhor marchadora da história do País, conquistou a medalha de prata, com 1:29:14.

“Foi maravilhoso poder competir e fazer uma marca excelente. Foram poucos dias para me preparar para essa prova, mas eu queria muito participar Ver como me sentia depois de tanto tempo sem treinar direito”, comentou a recordista brasileira, com 1:26:59. “Gostei muito do resultado e estou muito feliz.”

Só para se ter uma ideia da marca da brasileira, quarta colocada no Mundial de Lontres-2017 e no Mundial de Doha-2019, o índice exigido para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 é de 1:31:00, o qual já conseguiu diversas vezes. Isso sem levar em conta todas as dificuldades causadas pela pandemia global da COVID-19.

Em Podebrady, a campeão foi a italiana Antonella Palmisano, bronze em Londres-2017, com 1:28:14. O terceiro lugar ficou com a equatoriana Glenda Morejón, com 1:29:32. Glenda, recordista sul-americana com 1:25:29, é companheira de treinamento de Érica Sena, na cidade de Cuenca, no Equador, onde mora há 9 anos com o marido e treinador Andrés Chocho.

Érica ficou três meses trancada em casa, treinando apenas em esteira. Depois, sem pista, que está em reforma na sua cidade, teve de marchar nas ruas, de máscara, bastante desanimada. A situação melhorou no dia 1º de setembro, quando fez parte da equipe brasileira de atletismo na Missão Europa, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em Rio Maior, Portugal. O camping terminou dia 2 de outubro e ela continuou na Europa.

“O camping de Rio Maior foi um alívio e voltei de novo a focar para Tóquio. Agora, eu volto pra Portugal, só que dessa vez para a cidade de Monte Gordo”, informou. “Vou ver como me recupero desta prova para confirmar minha participação em Dudince no dia 24”, disse referindo-se à tradicional competição da Eslováquia.

A última competição de Érica havia sido a Copa Brasil de Marcha Atlética, realizada em fevereiro, no Recife, quando foi a vencedora, com 1:37:06.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar