Últimas Notícias

COI investiga denúncias de discriminação de atletas da Bielorrússia


O Comitê Olímpico Internacional (COI) passou a investigar supostos casos de discriminação contra atletas da Bielorrússia por causa de seus posicionamentos políticos, após começar a receber denúncias. O país de leste europeu está passando por uma intensa crise política que iniciou depois das eleições do dia 9 de agosto, que garantiu mais um mandato para Alexander Lukashenko. 

“Estamos muito preocupados com as informações que estamos obtendo”, disse o presidente do COI, Thomas Bach, em uma teleconferência no final da reunião do conselho executivo do órgão.

O mandatário disse ainda que o COI já havia entrado em contato com o comitê nacional e agora também examinaria as bolsas de estudo e outros fundos que foram direcionados à Bielorrússia.

“O que estamos ouvindo é na verdade que os atletas estão dizendo que são discriminados por seu Comitê Olímpico Nacional (NOC) apenas por razões políticas”, apontou Bach. O problema é que Lukashenko também é o presidente do NOC da Bielorrússia. 

“A não discriminação é um valor essencial do movimento olímpico. É por isso que estamos levando isso tão a sério”, disse Bach. O Conselho Executivo decidiu que fortaleceremos nossa investigação para determinar se o NOC cumpriu e está cumprindo as obrigações de acordo com a Carta Olímpica". 

Recentemente o COI também encontrou dificuldades em lidar com questões políticas na Itália e nos Estados Unidos, nações que estão prestes a sancionar leis que fazem com que os seus governos possam interferir nos seus respectivos Comitês Olímpicos. 

“Estamos levando muito a sério o mandato que temos de garantir que os CONs de qualquer país respeitem a Carta Olímpica e que os atletas desfrutem de direitos em conformidade com a Carta", concluiu Bach. 

Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar