Últimas Notícias

Medalha olímpica rara de Atenas 1896 é vendida em leilão


Uma medalha dos primeiros Jogos Olímpicos modernos em Atenas em 1896 foi vendida por $ 65,6 (R$ 353,8 mil) em leilão. A medalha foi concedida ao grego Georgios Tsitas depois que ele terminou como vice-campeão no evento de luta greco-romana.

A medalha, feita de bronze e pesando 60 gramas, foi vendida pela RR Auction, de Boston. O preço final da medalha em um leilão realizado online incluiu o prêmio do comprador. Os primeiro colocados em Atenas 1896 receberam uma medalha de prata, um ramo de oliveira e um diploma.

Os vice-campeões classificados receberam uma medalha de bronze/cobre, um ramo de louro e um diploma. A medalha foi desenhada pelo escultor francês Jules Clement Capelão. A frente mostra um retrato em relevo de Zeus segurando Nike, a deusa da Vitória, na palma da mão, com o texto no lado esquerdo, “Olympia”.

O reverso traz uma vista detalhada da Acrópole de Atenas encimada pelo Partenon, com caracteres gregos em relevo na parte superior e inferior, que traduzido, diz “Jogos Olímpicos Internacionais em Atenas, 1896”. Está carimbado com “Bronze” na borda.

A medalha é acompanhada por uma cópia de um convite de Jorge I da Grécia para participar de um evento em homenagem a Tsitas no Antigo Palácio Real, bem como duas imagens de Tsitas em seu auge aos 24 anos de idade que competiu em Atenas 1896 e em idade posterior.


Tsitas foi um dos cinco competidores de quatro nações que competiram no evento de luta livre. Ele garantiu a medalha olímpica antes mesmo da primeira luta, após ser dispensado no primeiro round.
Na semifinal, ele ganhou do grego Stephanos Christopoulos para chegar à final.

Na final, Tsitas lutou com Carl Schuhmann, da Alemanha, por 40 minutos antes da partida ser adiada devido à escuridão. Tsitas perdeu rápido quando a partida foi reiniciada no dia seguinte. Foi uma das quatro medalhas de ouro conquistadas por Schuhmann durante as Olimpíadas inaugurais. Ele também ganhou três na ginástica.

"As medalhas dos vencedores na estreia histórica dos Jogos Olímpicos permanecem extremamente raras - sendo esta a primeira que oferecemos - e estão entre os prêmios mais procurados no universo do esporte", disse RR Auction.

Fonte: RR Auction

1 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar