Últimas Notícias

Leandrinho anuncia aposentadoria e volta ao Golden State Warriors para integrar comissão técnica


Leandrinho Barbosa anunciou sua aposentadoria do basquete nesta segunda-feira. Aos 37 anos de idade, o agora ex-jogador vai trabalhar fora das quadras, com um cargo na comissão técnica do Golden State Warriors, franquia da NBA em que conquistou o título da NBA em 2015, após aceitar um convite do treinador Steve Kerr.

"Estou pronto para um novo começo, uma nova caminhada, de novo com a bola laranja nas mãos. A transição será rápida, como sempre foi.  É uma enorme alegria anunciar meu retorno ao Golden State Warriors, como Player Mentor Coach. Tenho certeza que me sentirei em casa, afinal, foi assim como jogador e tem sido assim desde então", disse o ala nas redes sociais.

"Não poderia estar mais motivado, sei que estarei rodeado de profissionais brilhantes e farei tudo que estiver ao meu alcance para colaborar com o desenvolvimento de jogadores e toda a organização.  Agradeço pelo convite e pela confiança no trabalho que posso desempenhar", completou Leandrinho.




Não sei dizer o momento exato que o basquete entrou na minha trajetória, mas há mais de 20 anos minha vida gira em torno da bola laranja. Qualquer atleta de alto rendimento sabe do que estou falando, mas para a grande maioria das pessoas é importante explicar que isso significa abrir mão de muita coisa por muito tempo, escolhas difíceis, sacrifícios... um preço salgado que é pago pelo gosto doce da vitória. Me considero um vencedor. Saí da periferia para fazer 850 jogos na maior liga de basquete do planeta e mais de 100 jogos* defendendo o meu país. Quatro Copas do Mundo, dois Jogos Olímpicos, tenho um anel de Campeão da NBA, fui o primeiro brasileiro a receber um prêmio individual na NBA, fui Campeão Brasileiro... Caramba! Não tem como não me orgulhar. Acredito que consegui jogar em alto nível durante todos esses anos, tanto que me despeço como maior pontuador do último NBB. Estou pronto para um novo começo, uma nova caminhada, de novo com a bola laranja nas mãos. A transição será rápida, como sempre foi. É uma enorme alegria anunciar meu retorno ao Golden State Warriors, como Player Mentor Coach.Tenho certeza que me sentirei em casa, afinal, foi assim como jogador e tem sido assim desde então. Não poderia estar mais motivado, sei que estarei rodeado de profissionais brilhantes e farei tudo que estiver ao meu alcance para colaborar com o desenvolvimento de jogadores e toda a organização. Agradeço pelo convite e pela confiança no trabalho que posso desempenhar. For English version in comments..
Uma publicação compartilhada por Leandrinho Barbosa (@theblurbarbosa) em

Leandrinho cuidará do desenvolvimento dos jovens atletas da franquia, que já anunciou o brasileiro como o mais novo integrante da sua comissão técnica. Ele será o segundo brasileiro a fazer parte de uma comissão técnica de um time da NBA. Tiago Spliter exerce a função de técnico de desenvolvimento de jovens jogadores no Brooklyn Nets.

Um dos brasileiros mais bem sucedidos da história da principal liga de basquete do planeta, Leandrinho iniciou sua trajetória no Phoenix Suns, jogando com Steve Nash, Amar'e Stoudamire, Shawn Marion entre outros, e ganhou o prêmio de melhor reserva da temporada 2006/07 (primeira vez que um brasileiro ganhou um prêmio individual na liga), o que lhe rendeu o apelido de "The Blur" (a gota) por conta de sua velocidade em quadra.

Leandrinho ainda jogou no Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics e Golden State Warriors, além de mais duas passagens pelos Suns. No Brasil, ele atuou no Palmeiras e no Bauru antes de ir para a NBA. Durante o locaute de 2011, jogou no Flamengo e ainda atuou por Pinheiros, Franca e Minas, onde já tinha renovado contrato para disputar a temporada 2020/21 do NBB.

Pela seleção brasileira, Leandrinho disputou cinco Mundiais (2002 a 2019) e dois Jogos Olímpicos de (2012 e 2016), tendo como principais títulos a Copa América de 2005 e 2009.


foto: FIBA/Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar