Viktor Ahn treinará patinadores chineses pensando em Pequim 2022, segundo mídia sul-coreana - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Viktor Ahn treinará patinadores chineses pensando em Pequim 2022, segundo mídia sul-coreana

Compartilhe


Viktor Ahn, o mais condecorado patinador olímpico de velocidade em pista curta da história, treinará patinadores chineses antes dos Jogos de Inverno de Pequim em 2022, segundo a mídia sul-coreana. Ahn foi adicionado ao programa técnico da China depois que a patinadora Wang Meng, dona de quatro ouros olímpicos, deixou o cargo em abril, após 11 meses.

Com isso, Ahn se junta a uma longa lista de campeões das Olimpíadas de Inverno aposentados que treinarão atletas chineses neste ciclo, antes de o país sediar seus primeiros Jogos de Inverno. Outros incluem o patinador de velocidade dos Estados Unidos, Shani Davis; os biatletas Ole Einar Bjoerndalen, da Noruega, e sua esposa Darya Domracheva, de Belarus; e os bobsledders Andre Lange da Alemanha e Pierre Lueders do Canadá.

Ahn, então com 20 anos, ganhou três ouros entre quatro medalhas como Ahn Hyun-Soo pela Coreia do Sul nos Jogos de Inverno de Turim em 2006. Quatro anos depois, ele perdeu a seleção de seu país para as Olimpíadas de 2010 depois de passar por quatro cirurgias no joelho nos 15 meses que antecederam as seletivas. 

Em 2011, o patinador assumiu o nome Viktor e se tornou cidadão russo em 2011. Nos Jogos de Inverno de Sóchi em 2014, ganhou novamente três ouros entre quatro medalhas. O Comitê Olímpico Internacional, porém, não convidou Ahn para as Olimpíadas de PyeongChang de 2018, a única maneira pela qual ele poderia competir, devido às sanções impostas à Rússia pelo escândalo antidoping.

Assim, ao todo, Viktor Ahn ganhou três medalhas de ouro pela Coreia do Sul e outras três pela Rússia. O atleta anunciou sua segunda aposentadoria em 20 meses em abril, aos 34 anos, alegando dores constantes no joelho e outras lesões.

A Coreia do Sul, país-natal de Ahn, e a China, nação que o agora russo ajudará a preparar, costumam entrar em confronto na patinação olímpica de velocidade em pista curta, já que estão nos lugares 1 e 2 na classificação de medalhas de todos os tempos do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário