Últimas Notícias

Quarto lugar na Olimpíada de Helsinque, ex-saltador Ary Façanha morre aos 92 anos


Morreu em Brasília no último domingo (16), aos 92 anos, Ary Façanha de Sá, saltador que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Helsinque 1952 e de Melbourne 1956. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês na capital federal e morreu de insuficiência respiratória e pneumonia bacteriana.

Ary ficou muito próximo da medalha olímpica em 1952, no salto em distância, quando terminou em quarto lugar com 7,23m, a sete centímetros do pódio. Em Melbourne, terminou em vigésimo lugar e não avançou para final. Nessa mesma Olimpíada, ele fez parte do revezamento 4x100m que caiu na semifinal.

Além da participação olímpica, Ary tem outros grandes feitos no salto em distância, sendo o primeiro brasileiro a saltar acima de sete metros. Em 1955, durante os Jogos Pan-americanos da Cidade do México saltou 7,84m, recorde sul-americano que só foi batido quase 22 anos depois por João do Pulo.

Ary encerrou a carreira em 1961, virando técnico de atletismo e preparador físico do Vasco da Gama. Nos anos 70, foi para Brasília e trabalhou no departamento esportivo do MEC (Ministério da Educação) e ajudou a idealizar os Jogos Escolares Brasileiros (JEB's). Ele também foi um dos descobridores do campeão olímpico Joaquim Cruz.

Foto: Arquivo Pessoal da família de Ary Façanha

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar