IOB inaugura a primeira turma presencial online do Curso de Esporte de Alto Rendimento - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

IOB inaugura a primeira turma presencial online do Curso de Esporte de Alto Rendimento

Compartilhe

A nova realidade mundial trouxe a necessidade de uma série de adaptações para todos os setores da sociedade. Assim, foi dado início nesta segunda-feira, dia 10, o primeiro módulo presencial realizado de forma inteiramente online de um curso do Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB). 

A 5ª edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) reúne 109 profissionais do badminton e boxe, modalidades estreantes, além da natação, que participa pela segunda vez. Antes de se reunirem virtualmente, os alunos do curso, que teve início em fevereiro, participaram de dois módulos realizados através de plataforma de ensino a distância.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, que destacou o fundamental papel dos treinadores para a formação de atletas no país. “Entre todas as iniciativas do IOB, tenho especial apreço pela Academia Brasileira de Treinadores, nosso programa de formação e certificação de profissionais para atuação como treinador de alto rendimento. O esporte brasileiro é cheio de jovens talentos, espalhados por todas as regiões do país, mas sem treinadores qualificados, não conseguem chegar às principais competições do calendário internacional. Para isso ocorrer, portanto, é necessário cada vez mais qualificação. E é isso que que estamos oferecendo em mais um curso da ABT, desta vez online. Temos nas mãos a nobre tarefa de ajudar a lapidar o talento do atleta brasileiro e desta forma contribuir para o futuro de centenas de jovens. Afinal, nada mais poderoso que o esporte em termos de mobilidade e transformação social”, declarou o campeão olímpico de judô em Barcelona 1992.

Rogério Sampaio observou ainda que a realização da primeira turma online do CEAR é um exemplo dos inúmeros desafios impostos pela pandemia do coronavírus no planejamento da entidade, mas que estão sendo superados. “A situação causada pelo coronavírus fez com que o COB alterasse suas rotinas e procedimentos. Durante esses tempos difíceis, tivemos que nos reinventar para garantir a sustentabilidade do Movimento Olímpico nacional. Todos os setores da entidade passaram por profundas transformações em um curto espaço de tempo. Assim, também os cursos do IOB tiveram que se adaptar aos novos tempos e hoje temos a honra de inaugurar um novo formato proposto pela Academia Brasileira de Treinadores, com aulas ao vivo on-line”, afirmou Rogério, que destacou ainda que para chegar ao atual formato do curso, foram estudados diversos modelos de grandes instituições de ensino.

O novo formato do curso com aulas transmitidas online ao vivo através de uma plataforma de videoconferência permite que o IOB retome o dia a dia de aulas, preservando a sua programação geral e, principalmente, a capacitação de treinadores. Para os alunos de fora do Rio de Janeiro, onde fica a sede do COB, o modelo de aulas também vai extinguir os deslocamentos, que acarretam despesas com passagens aéreas e hospedagem. Além disso, caso algum dos alunos não possa comparecer a algum encontro presencial em virtude de outro compromisso, todas as aulas ficarão gravadas na plataforma por um período para que possa acessá-las no momento mais oportuno.

“Agora, o COB dá mais um passo para a inclusão e conectividade no mundo esportivo. Temos certeza de que assim estaremos oferecendo o melhor conteúdo possível aos nossos treinadores, sem deixar de lado a segurança de todos nesse momento em que ainda lidamos com a pandemia”, reforçou o diretor-geral do COB.

A programação da quinta edição do CEAR se estende até março de 2021 com mais dois encontros presenciais, dois módulos de ensino a distância e um estágio internacional, programado para o início do ano que vem.

O curso tem como objetivo complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.

Foto: Reprodução/COB

Nenhum comentário:

Postar um comentário