Últimas Notícias

Ex-recordista mundial da maratona, Wilson Kiprotich é suspenso por quatro anos por violações antidoping


O maratonista queniano Wilson Kipsang Kiprotich, de 37 anos, recebeu uma suspensão definitiva de quatro anos pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU, na sigla em inglês) após perder três exames antidoping entre 2018 e 2019, além de ter oferecido informações falsas à entidade. O queniano já havia sido suspenso provisoriamente no início deste ano, e poderá recorrer à decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Kiprotich conquistou a medalha de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. No ano seguinte, ao correr a Maratona de Berlim, o queniano quebrou o recorde mundial, ao terminar o percurso em 02:03:33. Sua marca só seria quebrada em 2014 pelo compatriota Dennis Kimetto, que anotou 2:02:57 também na Maratona de Berlim.


Segundo o processo publicado pela AIU, a World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) indicou que o corredor não teria se apresentado para realizar exames antidoping fora do período de competição em três ocasiões - abril de 2018, abril de 2019 e maio de 2019 - o que configura uma irregularidade por "falhas no paradeiro". O atleta também teria enviado à entidade informações inverídicas acerca de sua localização no momento dos exames.


Além da suspensão de quatro anos, que já inclui os seis meses em que o atleta esteve provisoriamente afastado, o maratonista perderá todos os seus resultados entre abril de 2019 e janeiro de 2020. Entre os resultados invalidados, está o da Maratona de Londres do ano passado, na qual o esportista terminou em décimo segundo lugar, com o tempo de 2:09:18.

O caso de Kiprotich é mais um envolvendo atletas do Quênia neste ano. O corredor Japhet Kipkorir testou positivo para uma substância proibida há algumas semanas e também foi suspenso. O Quênia é considerado pela AIU como um dos países com maior risco de violações de antidoping, figurando na categoria A da entidade nesse quesito, junto a países como Etiópia, Ucrânia e Bahrein.

Surte +: Estudo sobre doping russo afirma que mulheres são quatro vezes mais punidas que homens

Foto: Reprodução Twitter / @Eldobulletin

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar