Últimas Notícias

Cidade canadense tem até setembro para garantir candidatura como sede Jogos da Commonwealth 2026


A Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF), que contam com a participação dos países membros da Comunidade Britânica, deu um ultimato ao Comitê Desenvolvedor da candidatura da cidade de Hamilton, no Canadá, como sede do evento. Isso porque ainda não foi definido o ano no qual é pretendido receber os Jogos: 2026 ou 2030. Por esse motivo a CGF estabeleceu que a província tem até o final de setembro deste ano para efetivar o compromisso com o torneio. 

Em carta aberta, o presidente da CGF, Dame Louise Martin reiterou este pedido. "A CGF investiu tempo significativo e dedicou recursos para apoiar Hamilton no desenvolvimento de suas propostas", tendo "trabalhado exclusivamente" com a Commonwealth Sport Canada (CSC) para a hospedagem do evento em 2026.

"Devido à crescente importância de garantir uma cidade-sede, o CGF se compromete a continuar a fornecer esse mesmo suporte no processo de hospedagem dos Jogos de 2026, especificamente para CSC e Hamilton, até o final de setembro de 2020".

Martin solicitou ainda uma maior participação dos parceiros do Governo Provincial e Federal para que um bom plano para a cidade-sede seja formulado. "Acreditamos que há uma urgência necessária para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma extensão do nosso apoio".

Inicialmente Hamilton desejava sediar a edição de 2030 dos Jogos da Commonwealth, que marcariam as comemorações de 100 anos da primeira edição do evento, que ocorreu pela primeira vez exatamente na cidade canadense em questão.

Mas após ser escolhida como cidade candidata favorita da CSC, vencendo Calgary no pleito, o Comitê foi incentivado a adiantar os planos para 2026, já que ainda não há um rival de peso confirmado como candidato (existe interesse de cidades da Índia e Malásia, mas nada foi confirmado). Além disso, Adelaide, cidade australiana, desistiu de concorrer pelo direito de sediar o evento em setembro do ano passado. 

A crise financeira instalada no planeta durante a pandemia de coronavírus é considerado um dos fatores para que Hamilton ainda não tenha confirmado seu compromisso com o evento. Martin reiterou seu apoio para que a cidade comprometa-se com os Jogos de 2026, no qual definiu como o "parceiro ideal para sediar o torneio de forma moderna e progressiva". 

"Os Jogos que retornam ao seu local de origem apoiariam a cidade e a província em sua recuperação da crise causada pelo coronavírus, além de contribuir para iniciativas de regeneração em andamento e para as agendas de sustentabilidade e prosperidade das comunidades a longo prazo", concluiu.

Espera-se que a CGF anuncie ainda neste ano a sede para o evento em 2026. 

Foto: Reprodução/CSC

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar