Últimas Notícias

Atletas da Canoagem de Santa Catarina agem para preservar o meio-ambiente em rio do estado


Há mais de 20 anos um grupo de canoístas trabalha incansavelmente: eles são os “Guardiões do Rio Itajaí-Açu” no Estado de Santa Catarina. As remadas são pensadas na preservação ambiental e na promoção da prática da Canoagem, todas as ações visam mostrar que o rio não é apenas uma paisagem, ele deve ser aproveitado pela comunidade, seja para o lazer ou para a prática de esportes com consciência e segurança.

No mês passado foi realizada a quarta edição do “Junho Verde”, um evento que engloba várias instituições locais e contempla diversos voluntários que possuem caiaques e fazem em conjunto a limpeza no rio, também houve o plantio de árvores. Atualmente são monitorados um trecho de 90 quilômetros do leito do Itajaí-Açu, em parceria com os municípios que ficam nas margens dos rios.

“Além de preservarmos o meio ambiente, estamos apresentando a canoagem como lazer e esporte. Assim como também apresentamos o potencial de cada modalidade de acordo com as condições do ambiente em cada município”, explica Jorge Luis Bacan, presidente da Federação Catarinense de Canoagem.

O grupo começou com quatro pessoas e duas canoas há duas décadas, mas ganhou força nos últimos oito anos quando foi feito uma limpeza nas Ilhas do Carijós, onde na época nasceu a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Indaial/SC. De lá pra cá já foram retirados do rio mais de 50 toneladas de lixo, mesmo com todo esse trabalho de conscientização e limpeza existe ainda o descarte irregular. “O rio está mais limpo, mas não podemos parar de monitorar e preservar. Ainda existem, apesar de poucos, lugares para descarte de lixos em beira de rio”, fala. 

Hoje são 80 membros somente em Indaial e mais 120 voluntários em vários municípios catarinenses como Blumenau, Gaspar, Rio do Sul, Apiúna, Ibirama, Timbó, Rio dos Cedros além de Benedito Novo. O grupo oferece suporte e treinamento aos voluntários antes de entrarem na água, durante o trajeto é feito um monitoramento no rio e nas barrancas, o diagnóstico é repassado para a Secretaria do Meio Ambiente faz a fiscalização e notificações legais nas áreas de risco.

Para celebrar o trabalho, estava sendo planejado um evento esportivo a Copa Aberta de Canoagem do Vale do Itajaí, a ideia era promover pelo menos seis modalidades praticadas em corredeiras e também em águas calmas. Mas em virtude das restrições por causa da pandemia de COVID-19 o evento não aconteceu ainda, mas está no planos do grupo.

Foto: dIVULGAÇÃO

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar