Últimas Notícias

Três dias após acidente, Zanardi não corre risco de morte mas quadro neurológico segue grave



Nesta segunda-feira (22), o hospital Santa Maria Alle Scotte em Siena (ITA) divulgou mais um boletim médico sobre o estado de saúde do piloto e ciclista paralímpico Alessandro Zanardi, que sofreu grave acidente na última sexta após perder o controle da sua handbike e colidir com um caminhão. Segundo o boletim, o quadro de Zanardi permanece estável e ele está sem risco de morte, mas o quadro neurológico dele permanece considerado grave. 

"As condições clínicas de Alex Zanardi, hospitalizado na policlínica Santa Maria Alle Scotte desde 19 de junho permanecem estáveis. A terceira noite de internação na UTI - com dados atualizados de poucos minutos atrás - passou sem variações. Portanto, as condições clínicas permanecem inalteradas nos parâmetros cardiorrespiratórios e metabólicos, enquanto seu quadro neurológico é grave. O paciente está sedado, intubado e ventilado mecanicamente, e seu prognóstico é reservado".

O quadro mais preocupante nesse momento é o neurológico, pois Zanardi colidiu com o caminhão - que o motorista disse que conseguiu frear e virou o veículo para que o impacto fosse lateral - em estimados 40 km/h, o que lhe causou diversas fraturas cranianas. Os médicos se reunirão nos próximos dias para decidir quando será retirada a sedação para avaliar os danos cerebrais do piloto. Zanardi ainda corre o risco de perder a visão já que os olhos foram afetados na batida.

O ministério público está investigando o acidente e o advogado do motorista envolvido no acidente relevou que seu cliente está em choque por conta do acidente e por considerar Zanardi uma verdadeira lenda esportiva. O motorista - que não teve sua identidade revelada - fez exames toxicológicos que deram negativo.

Zanardi sofreu o acidente durante a terceira etapa da 'Objetivo Tricolore' prova ciclística criada pelo próprio Zanardi que reunia paraciclistas de todas as categorias, e que visava incentivar a prática de esportes a pessoas com deficiência. 


foto: Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar