Últimas Notícias

Prefeitura do Rio libera, mas COB não reabre CT do Time Brasil


Pelo menos por enquanto, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) não pretende reabrir o Centro de Treinamento do Time Brasil. Localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o CT deve continuar fechado, mesmo com a liberação parcial publicada pelo prefeito Marcelo Crivella no Diário Oficial desta terça-feira (02), autorizando a reabertura de centros de treinamento. Nesta fase de flexibilização a Prefeitura liberou "atividades esportivas em centros de treinamento", "atividades esportivas no calçadão" e "atividade aquática individual no mar (como natação ou surfe)". Entretanto, o COB mantém uma medida cautelar e disse aguardar posicionamento do Governo do Estado para avaliar melhor as condições. O Centro de Treinamento TB se mantém fechado desde março.

"O COB aguarda o novo posicionamento do Governo Estadual do Rio de Janeiro sobre o assunto, que somado a autorização da prefeitura serão avaliados para se definir a volta do CTTB", diz o órgão.

O COB disse estar avaliando toda a situação da COVID-19 no Brasil e desenvolvendo um Manual Técnico do Esporte de Formação e Alto Rendimento em um Ambiente de COVID-19. Segundo a entidade, o "documento será disponibilizado no site do COB nos próximos dias".

"No momento, o COB está em fase final de produção do Manual Técnico do Esporte de Formação e Alto Rendimento em um Ambiente de COVID-19. Elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, treinadores e consultores, o documento traz informações detalhadas para orientar a prática esportiva diante do atual cenário de pandemia", pontua um comunicado.

Junto ao material, o COB diz ter um "protocolo de segurança para a retomada gradual das atividades no Centro de Treinamento Time Brasil e que poderia ser usado como base de referência para outras instalações do país".

Nesta segunda-feira (01), o COB anunciou que vai levar uma delegação de 200 atletas para treinamentos na Europa. Portugal é o primeiro país confirmado, já que as condições de enfrentamento ao COVID-19 estão avançadas no país. Além disso, Portugal já foi escolhido como base de aclimatação do Brasil para Paris 2024. O anúncio foi feito em reunião com as Confederações Olímpicas.

Flamengo e Fluminense não têm data de retorno das atividades

Principais clubes do Rio com atletas olímpicos, Flamengo e Fluminense também apresentam medidas cautelares antes de retorno aos treinamentos.

Através da assessoria de comunicação, o Rubro-Negro comunicou que ainda não há uma previsão oficial de retorno das atividades olímpicas. O Flamengo é o clube de atletas como Flávia Saraiva e Rebecca Andrade, da ginástica artística, e Isaquias Queiroz, da canoagem. O clube da Gávea já retornou seus treinamentos no futebol.

O Fluminense mantém a mesma postura. Clube das atletas Ingrid Oliveira, do saltos ornamentais, e Luisa Borges, do nado artístico, o tricolor das Laranjeiras diz não ter uma data de retorno das atividades, pelo menos por enquanto.

Íntegra do Comunicado do COB

"O COB aguarda o novo posicionamento do Governo Estadual do Rio de Janeiro sobre o assunto, que somado a autorização da prefeitura serão avaliados para se definir a volta do CTTB.

No momento, o COB está em fase final de produção do Manual Técnico do Esporte de Formação e Alto Rendimento em um Ambiente de COVID-19. Elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, treinadores e consultores, o documento traz informações detalhadas para orientar a prática esportiva diante do atual cenário de pandemia. O documento será disponibilizado no site do COB nos próximos dias.

O manual reúne informações sobre o impacto da covid-19 na saúde dos atletas, artigos cientificos e protocolos de diversos países e esportes e apresenta o protocolo de segurança para a retomada gradual das atividades no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, e que pode ser utilizado como base de consulta e referência para outras instalações do país."

Foto: Alexandre Castello Branco/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar