Últimas Notícias

CBJ define os 28 judocas que irão à Missão Europa em julho


A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) definiu nesta sexta-feira (19) a lista dos 28 atletas convocados para um período de treinamentos em Portugal durante os meses de julho e agosto deste ano, numa estratégia oferecida e financiada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), conhecida como Missão Europa. Confira os selecionados abaixo.

Foram escolhidos 14 homens e 14 mulheres, entre atletas que ainda brigam por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio ou para apoio nos treinos (sparring). A ideia do COB e da CBJ é que a estadia em solo europeu ajude na preparação dos judocas para o restante da corrida olímpica, uma vez que a maior parte deles está enfrentando dificuldades para se manter ativo no Brasil, devido às restrições à atividades físicas impostas na maioria dos estados por conta da pandemia de Covid-19.

“A gente está atravessando um momento bastante difícil e, com certeza, a saída dos atletas desse ambiente para um ambiente em que eles se sintam melhor, que possam realmente se movimentar e treinar será extremamente salutar nesse período de reinício das atividades de atleta”, avaliou Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ que chefiará a equipe brasileira em Portugal. 

Um cronograma provisório indica que a delegação brasileira deverá desembarcar em Portugal entre os dias 10 e 11 de julho, retornando ao Brasil em 24 de agosto. Todos os integrantes serão testados para identificação do coronavírus antes da viagem e na chegada em Portugal, além de ficarem sujeitos às exigências sanitárias das autoridades portuguesas durante o período de 45 dias que ficarão no país.

Assim que aterrizarem na terra lusitana, os brasileiros irão para o Centro de Treinamento do Rio Maior, onde ficarão em isolamento social, sem contato com pessoas de fora da delegação, até 14 de julho. Logo depois, partirão para Coimbra, onde treinarão com os judocas portugueses.

“Acho que essa ida a Portugal, com uma equipe em ambiente controlado, é a melhor maneira de se adaptar a esse momento. Estou confiante em poder fazer um treino específico de judô, que tem sido a minha maior dificuldade aqui em São Paulo, onde moro”, projeta Rafael Silva, duas vezes medalhista olímpico, e convocado para a missão.

Além do Baby, outros medalhistas olímpicos viajarão com a seleção, como Sarah Menezes, Ketleyn Quadros e Mayra Aguiar. As ausências mais sentidas na equipe brasileira são os pesados David Moura e Maria Suelen Altheman, além da campeã olímpica Rafaela Silva, que ainda cumpre suspensão por doping.

“Teremos a quase totalidade dos principais judocas do Brasil nessa missão e um planejamento de treino muito cauteloso e gradual para que esse retorno após três meses de confinamento seja seguro. Agradecemos muito ao Comitê Olímpico do Brasil e ao presidente Paulo Wanderley pela oportunidade", pontuou Wilson. 

Confira os convocados:

Equipe feminina
- Nathália Brígida (48kg/Sogipa)
- Gabriela Chibana (48kg/ECPinheiros)
- Larissa Pimenta (52kg/ECPinheiros)
- Eleudis Valentim (52kg/Instituto Reação)
- Sarah Menezes (52kg/CRFlamengo)
- Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação)
- Alexia Castilhos (63kg/Sogipa)
- Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa)
- Maria Portela (70kg/Sogipa)
- Ellen Santana (70kg/ECPinheiros)
- Mayra Aguiar (78kg/Sogipa)
- Samanta Soares (78kg/ADSão Caetano)
- Beatriz Souza (+78kg/ECPinheiros)
- Luiza Cruz (+78kg/Instituto Reação)


Equipe masculina
- Eric Takabatake (60kg/ECPinheiros)
- Phelipe Pelim (60kg/ ECPinheiros)
- Allan Kuwabara (60kg/Clube Paineiras do Morumby)
- Daniel Cargnin (66kg/Sogipa)
- Willian Lima (66kg/ECPinheiros)
- Eduardo Katsuhiro (73kg/Clube Paineiras do Morumby)
- David Lima (73kg/Sogipa)
- João Pedro Macedo (81kg/Sogipa)
- Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube)
- Victor Penalber (81kg/Instituto Reação)
- Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa)
- Rafael Buzacarini (100kg/Clube Paineiras do Morumby)
- Rafael Silva "Baby" (+100kg/ECPinheiros)
- Thiago Palmini (+100kg/Minas Tênis Clube)

Surte + COB detalha Missão Europa, que já conta com 207 atletas de 15 modalidades

Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar