Candidato a governador de Tóquio promete cancelar Olimpíadas se for eleito - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Candidato a governador de Tóquio promete cancelar Olimpíadas se for eleito

Compartilhe

O político japonês Taro Yamamoto, anunciou nesta segunda-feira (15) sua candidatura à governador de Tóquio. Ele prometeu que, se eleito, sua prioridade será cancelar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos que acontecerão na capital japonesa em 2021. As eleições estão previstas para o dia 5 do próximo mês.

Yamamoto, de 45 anos, é um ex-ator e fundador e líder do partido anti-establishment Reiwa Shinsegumi. Além do cancelamento das Olimpíadas, uma de suas propostas é distribuir um auxílio financeiro de 100.000 ienes (cerca de R$ 4.700) a todos os residentes de Tóquio, como forma de estimulá-los após os danos sofridos pela pandemia do coronavírus.

Atualmente, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, é a mais cotada para vencer as eleições e se reeleger no cargo. Ela anunciou a candidatura oficial no último sábado, mas a campanha eleitoral só começa, de fato, na próxima quinta-feira. Koike tem sido muito elogiada pelos moradores locais pela forma como agiu durante a pandemia. Segundo pesquisas de institutos japoneses, 70% da população aprovam suas condutas durante a crise.

Com a candidatura de Taro Yamamoto, deve haver uma divisão de votos entre os partidos de oposição. Os membros da esquerda e de centro japoneses já declararam um apoio ao candidato Kenji Utsunomiya, ex-presidente da Federação Japonesa de Associação de Advogados.

Além dos três candidatos já citados, Taisuke Ono, ex-vice-governador de Kumamoto, e Takashi Tachibana, que pede o fim da rede de televisão NHK, também devem concorrer nas eleições, que ocorre no próximo dia 5.

Yamamoto iniciou sua carreira política logo após o acidente nuclear que devastou Fukushima, em 2011, tornando-se um declarado manifesto anti-nuclear. Foi membro da Câmara dos Vereadores de Tóquio durante seis anos, entre 2013 e 2019.

Foto: Kyodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário