Treinador de condicionamento cerebral, Paddy Upton afirma que atletas precisarão de mais apoio à saúde mental - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Treinador de condicionamento cerebral, Paddy Upton afirma que atletas precisarão de mais apoio à saúde mental

Compartilhe

A paralisação dos campeonatos e das atividades esportivas durante a pandemia de coronavírus pode causar diversos problemas psicológicos. Foi isso que disse o técnico de condicionamento mental, Paddy Upton. 

Com grande experiência no tratamento de atletas dentro do Críquete, Upton foi o treinador de condicionamento mental e liderança estratégica da seleção da Índia na modalidade. Com ele no comando, os indianos chegaram à liderança do ranking mundial do Conselho Internacional de Críquete (ICC), quebrando a hegemonia de oito anos das seleções australiana e sul-africana no topo, além de conquistarem a Copa do Mundo de Críquete de 2011. 

Durante uma entrevista concedida à agência de notícias Reuters, Upton usou o críquete como exemplo de esporte sem um bom histórico de gerenciamento da saúde mental de atletas.

"Todo jogador pode ter passado por seu próprio 'ciclo de trauma' depois que o coronavírus repentinamente puxou seu tapete", disse Upton. “Não é diferente de um atleta sofrer uma lesão e ser forçado a ficar de fora por meses. É sobre ter que lidar com o fato de não ser capaz de treinar. Agora, também há questões de não poder sair ao ar livre".

Upton ponderou, declarando que alguns atletas podem ter se beneficiado esportivamente com a parada por causa da pandemia, mas que muitos estão passando por longos processos de estresse pela preocupação financeira, gastos e contas para pagar, fora o estresse emocional por estar longe da prática esportiva e distante dos companheiros de equipe. 

"A atenção à saúde mental dos jogadores nos bons tempos não é tão abrangente e estamos passando por um período sem precedentes, onde muitos passaram por várias turbulências emocionais e mentais", ressaltou Upton. “Se nos bons tempos houve pouquíssimo apoio para gerenciar essas lutas mentais, imagino que isso será cada vez maior. Nós realmente não sabemos o quão bem os jogadores estão lidando com a paralisação do esporte”. 

"Quando os jogos retornarem, apenas equipes que se adaptarem ao cenário terão sucesso", acrescentou. 

O caso do críquete é igual a outras diversas modalidades. Torneios de muito prestígio, como a Indian Premiere League (IPL), e a Copa do Mundo Masculina Twenty20, na Austrália foram prejudicados pela pandemia de coronavírus. 

O governo indiano suspendeu a IPL sem dar uma data para a retomada da liga. De acordo com a última atualização, a IPL contou com o apoio incondicional dos donos de franquias, patrocinadores e emissoras que transmitem o campeonato, que começará apenas quando for seguro para todos. 

Já a abertura da Copa do Mundo Masculina Twenty20 está originalmente marcada para dia 18 de outubro deste ano e a organização confirmou que manterá as datas por enquanto. 

Foto: Divulgação/News Corp Australia

Nenhum comentário:

Postar um comentário